quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

IG - Notícias do jogo de ontem

Joel completa um ano no Botafogo com goleada sobre o Madureira

Com gols de Herrera, Loco Abreu, Alessandro e Caio, Botafogo venceu e segue 100% no Campeonato Carioca

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 27/01/2011 00:01 - Atualizada às 10:32
A festa foi completa para o técnico Joel Santana nesta quarta-feira. Na partida em que completou um ano no comando do Botafogo, o técnico viu sua equipe derrotar o Madureira por 4 a 1 e manter 100% de aproveitamento na Taça Guanabara. Com gols de Herrera, Loco Abreu, Alessandro e Caio, o Botafogo teve o caminho facilitado pela expulsão do zagueiro Douglas Assis, no final do primeiro tempo. Apesar da festa, o principal convidado foi até chamado de burro quando a equipe era pressionada. No final, técnico e a pequena torcida que participou da festa, deixaram o Engenhão felizes com o resultado.





Assista aos melhores momentos do jogo
A entrada de Caio deu velocidade e movimentação ao time do Botafogo, mas com a partida praticamente resolvida e um jogador a mais, o clube só criou a primeira chance clara de gol na segunda etapa aos 19 minutos. Caio puxou rápido contra-ataque e abriu na esquerda. O meia Renato Cajá recebeu e bateu forte, mas o goleiro Cleber espalmou para escanteio.
Assim como na primeira etapa, o Botafogo perdeu o domínio da partida após a parada técnica. Aos 29 minutos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Madureira descontou no placar. Rodrigo fez bela tabela com Abedi na entrada da área e bateu forte na saída do goleiro Jefferson. Após o gol, o técnico Joel Santana tentou dar novo fôlego ao time, trocando o lateral Lucas por Alessandro e o atacante Herrera pelo jovem Alex. No momento da troca, parte da torcida ignorou o aniversário de Joel e chamou o técnico de burro.



 
Com a vitória, o Botafogo segue na primeira colocação do Grupo B, com 9 pontos. O Madureira segue sem pontuar na última posição do grupo. Na próxima rodada o Botafogo enfrenta Olaria, no sábado, às 17h, no estádio Engenhão. Já o Madureira visita o Duque de Caxias, no mesmo horário, no estádio Los Larios.

O Jogo
Apesar do pequeno público que foi ao estádio Engenhão, o Botafogo começou ligado e pressionando o Madureira. Logo aos 5 minutos, o lateral-direito Lucas bateu falta da esquerda e o zagueiro Antônio Carlos subiu livre, mas a cabeçada saiu à direita do goleiro Cleber. Cinco minutos depois, o atacante Herrera recebeu na área, ajeitou, mas bateu por cima do gol.
Se a primeira tentativa de Herrera foi para fora, na segunda ele recebeu uma ajuda da defesa do Madureira para marcar. Lucas cruzou da direita, Victor Silva tentou cortar e acabou deixando a bola limpa para o argentino marcar o primeiro gol da partida, aos 14 minutos da primeira etapa.
Depois da parada técnica, o Botafogo começou a errar passes e recuar. Na defesa, os zagueiros não se entendiam, irritando o técnico Joel Santana. Aos 31, Da Costa recebeu na esquerda, driblou Lucas e chutou forte. Jefferson espalmou, a bola bateu na trave e, no rebote, Maciel chutou para fora. Melhor na partida, o Madureira pressionava e a torcida botafoguense começava a se irritar com o time. Aos 38 minutos, o centroavante Adriano Magrão recebeu cruzamento da direita, girou sobre a marcação e bateu para uma incrível defesa do goleiro Jefferson. Na sequência da jogada, o Madureira bateu escanteio e Adriano Magrão subiu livre, mas cabeceou no travessão.
O que parecia ser um trágico final de primeiro tempo, mudou em um lance. Aos 42 minutos, após cruzamento da direita, Loco Abreu escorou de cabeça, Herrera tocou e o zagueiro Antônio Carlos bateu de voleio, mas o zagueiro Douglas Assis cortou com a mão. O árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Madureira. Na cobrança, Loco Abreu bateu no meio do gol, aumentando a vantagem do Botafogo e acalmando a torcida presente no Engenhão.
As duas equipes voltaram dos vestiários com mudanças. No Botafogo, o zagueiro João Felipe deu lugar ao atacante Caio, enquanto no Madureira, o atacante Adriano Magrão deu lugar ao volante Caio Cézar, e o meia Michel saiu para a entrada de Abedi.


A entrada de Caio deu velocidade e movimentação ao time do Botafogo, mas com a partida praticamente resolvida e um jogador a mais, o clube só criou a primeira chance clara de gol na segunda etapa aos 19 minutos. Caio puxou rápido contra-ataque e abriu na esquerda. O meia Renato Cajá recebeu e bateu forte, mas o goleiro Cleber espalmou para escanteio.
Assim como na primeira etapa, o Botafogo perdeu o domínio da partida após a parada técnica. Aos 29 minutos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Madureira descontou no placar. Rodrigo fez bela tabela com Abedi na entrada da área e bateu forte na saída do goleiro Jefferson. Após o gol, o técnico Joel Santana tentou dar novo fôlego ao time, trocando o lateral Lucas por Alessandro e o atacante Herrera pelo jovem Alex. No momento da troca, parte da torcida ignorou o aniversário de Joel e chamou o técnico de burro.
E foi justamente uma das alterações de Joel Santana que resolveu a partida para o Botafogo. Aos 36 minutos, Caio carregou pelo meio e encontrou Alessandro livre na direita. O lateral invadiu a área e bateu forte, no meio das pernas do goleiro Cleber, marcando o terceiro gol da equipe e sendo ovacionado pela torcida. Ainda deu tempo para Renato Cajá fazer boa jogada pela esquerda e cruzar para o atacante Caio marcar seu terceiro gol no Campeonato Carioca, na artilharia da equipe.

FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 4 X 1 MADUREIRALocal: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 26/01/2011
Horário: 22h (de Brasília)
Público: 2.536
Renda: R$ 47.690,00
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Massarra dos Santos
Cartões amarelos: Marcelo Mattos (BOT), Adriano Magrão (MAD), Edmílson (MAD), Michel (MAD), Caio (BOT), Bruno (BOT)
Cartão vermelho: Douglas Assis (MAD)
GOLS
BOTAFOGO: Herrera, aos 14 minutos do primeiro tempo; Loco Abreu, aos 43 minutos do primeiro tempo; Alessandro, aos 36 minutos do segundo tempo; Caio, aos 43 minutos do segundo tempo
MADUREIRA: Rodrigo, aos 29 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson, João Filipe (Caio), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas (Alessandro), Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá e Somália; Herrera (Alex) e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

MADUREIRA: Cleber, Douglas Assis, Victor Silva e Edmílson; Valdir, Vinícius, Michel (Abedi), Rodrigo e Da Costa (Nil); Marcel e Adriano Magrão (Caio Cézar)
Técnico: Roy

Vaiado em goleada, Renato Cajá recebe 'carinho' de Joel Santana

Meia não foi poupado pela torcida botafoguense na goleada por 4 a 1 sobre o Madureira, no Engenhão

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 27/01/2011 09:30
Mesmo com a elástica vitória do Botafogo sobre o Madureira, na última quarta-feira, por 4 a 1, o meia Renato Cajá não agradou a torcida presente. Errando alguns passes, o jogador foi vaiado no segundo tempo da partida, quando tocava na bola. O técnico Joel Santana elogiou a qualidade do meia, mas admitiu que o jogador sentiu as vaias dos botafoguenses.
"Ele é um jogador tímido, então acaba sentindo muito a vaia. Hoje não estava tão bem, mas tem qualidade, sabe fazer o que um bom 'camisa 10' faz. Tem aquele toque de qualidade, pode colocar um atacante na cara do goleiro com um bom passe", declarou o técnico Joel Santana.
O jogador também comemorou a vitória sobre o Madureira, mesmo com uma atuação cheia de altos e baixos do Botafogo. "O importante é que vencemos, o professor sempre vem nos pedindo a vitória e esperamos continuar com a mesma força e garra para mantermos este ritmo no decorrer do campeonato ", declarou Cajá.
Com nove pontos em três jogos, o Botafogo enfrentará o Olaria pela quarta rodada da Taça Guanabara, no Engenhão, no próximo sábado, às 17h.

Joel Santana elogia entrada de Alessandro: "Aposto minhas fichas"

Lateral-direito entrou no segundo tempo e marcou o terceiro gol na vitória de 4 a 1 sobre o Madureira

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 27/01/2011 08:00
Apesar de ter iniciado a partida no banco de reservas, a goleada do Botafogo de 4 a 1 sobre o Madureira foi especial para o lateral-direito Alessandro. O jogador entrou no segundo tempo, marcou o terceiro gol de sua equipe e ainda foi ovacionado pela torcida toda vez que pegava na bola. Após a partida, o técnico Joel Santana elogiou a disposição do jogador, que perdeu a condição de titular nas primeiras partidas da temporada para Lucas.
"Quando eu fui mexer, me chamaram de burro. Depois que ele entrou e fez o gol, ficou fácil. Tem jogadores que eu conheço muito bem já. O Alessandro nunca vai entrar aborrecido, de bico, porque ele é homem. Nunca criou caso comigo, fez o gol e fez questão de ir falar comigo para mostrar que não tem nada, pelo contrário. Eu aposto todas as minhas fichas, porque no momento que ele atuar, vai atuar bem. É esse tipo de jogador que o treinador gosta", elogiou o treinador botafoguense.


Foto: AE
Alessandro comemora o seu gol, o terceiro da vitória do Botafogo sobre o Madureirra

Alessandro entrou aos 32 minutos do segundo tempo, no lugar de Lucas, e marcou o terceiro gol do Botafogo, num momento em que a equipe era pressionada pelo Madureira. O técnico Joel Santana explicou a alteração. "O Lucas estava errando muito. Ele é um jogador que erra pouco, mas se contundiu nos dois primeiros jogos do ano e não estava com aquele rendimento pleno. Troquei pelo Alessandro, que não perdeu a vaga. Eu estou experimentando um e outro", finalizou o técnico Joel Santana.
Com a vitória sobre o Madureira, o Botafogo chegou aos nove pontos, na liderança do grupo B da Taça Guanabara. Na próxima rodada, os comandados de Joel Santana recebem o Olaria, no sábado, às 17h, no estádio Engenhão.

Joel Santana espera poder usar novos reforços, mas pede calma

Técnico acredita que falta de tempo para treinar irá fazer com que jogadores entrem gradativamente

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 27/01/2011 04:11 
Com 100% de aproveitamento nas três primeiras partidas do Campeonato Carioca, o Botafogo ainda não utilizou cinco reforços contratados para esta temporada. O lateral-esquerdo Márcio Azevedo já tem condições de jogo, mas não foi regularizado na federação. Já os volantes Rodrigo Mancha e Arévalo Ríos, e os meias Everton e Fabrício, ainda trabalham a parte física, mas o técnico espera contar com todos ainda no primeiro turno da competição.
"Vamos colocando gradativamente. Se tivesse uma semana de trabalho, teria dois coletivos, dois treinos táticos e tudo ficaria mais fácil. Mas tem que ser com paciência, colocando um, colocando outro. Até porque estamos com 100% de aproveitamento, um dos ataques mais produtivos e é princípio de temporada. Algumas coisas vão melhorar, como o posicionamento, condicionamento físico. Vamos ver como a equipe vai precisar, quais peças", declarou o técnico Joel Santana.
Além do entrosamento dos reforços, o pouco tempo para treinar também atrapalha a questão das bolas paradas. Para Joel Santana, o time ainda não encontrou um bom batedor de faltas e escanteios. "Não treinamos, está mal treinado. Estamos falhando muito ainda, pois fizemos poucos treinamentos em função do curto espaço de tempo para trabalhar. Estamos procurando o jogador ideal pra colocar a bola naquele ponto que a gente quer", finalizou o treinador botafoguense.

Apesar de nova goleada, Joel Santana não aprova atuação do time

Treinador comemorou o resultado, mas não gostou dos erros defensivos e deu nota sete para a equipe

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 27/01/2011 01:16 

Em três rodadas do Campeonato Carioca, o Botafogo venceu por goleada duas vezes. Nesta quarta-feira, a equipe de General Severiano marcou 4 a 1 no Madureira, mas o técnico Joel Santana não se iludiu com o resultado. Pressionado quando vencia por 2 a 1, Joel comemorou as alterações que deram certo e garantiram a vitória no Engenhão.
"A equipe começou o jogo para resolver logo, criou situações até fazer o gol e depois relaxou. A marcação afrouxou, não dividimos mais as bolas e o adversário foi criando", disse o técnico.


"A expulsão do zagueiro deles praticamente definiu a partida. Os dois jogadores que entraram, entraram bem. Colocamos mais juventude, mais velocidade e forçamos o adversário. Eu acho que o resultado foi bom, mas nós sofremos bastante. Como vocês (jornalistas) gostam de nota, vamos dar um sete hoje. Temos que melhorar, principalmente para os clássicos", analisou o treinador.
Para Joel Santana, o calendário apertado no começo da temporada e o forte calor prejudicaram a equipe. "Com um a mais em campo, não podemos deixar o outro time causar perigo. Quando você acha que a coisa está definida, não está. Os jogos estão muito em cima um do outro. Eu já estou preocupado com o jogo de sábado, que será às 17h. Com o calor que está fazendo, vamos ter problema, pode apostar", declarou Joel Santana.
Com três vitórias em três jogos, o Botafogo segue líder do grupo B, da Taça Guanabara. Na próxima rodada a equipe enfrenta o Olaria, no sábado, às 17h, no estádio Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário