domingo, 23 de janeiro de 2011

IG - Jogo de Hoje e Polêmica Joel X Loco

Joel encerra polêmica com Loco Abreu: "Esquema bom é o que ganha"

Treinador se reuniu com todo elenco e ouviu versão do uruguaio, que disse ter sido mal interpretado

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 21/01/2011
Compartilhar:

Foto: null Ampliar
Joel disse que encerrou polêmica com Loco Abreu 
A reunião entre comissão técnica e jogadores do Botafogo colocou um ponto final na troca de farpas entre o atacante uruguaio Loco Abreu e o técnico Joel Santana. Pelo menos no discurso, o treinador garantiu que o assunto já foi resolvido e confirmou Loco Abreu no ataque da equipe contra a Cabofriense, em Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, no próximo domingo, às 19h30.
"Ele deu a versão dele, de que em nenhum momento quis entrar na parte tática, e eu dei minha versão para ele. Resolvemos frente a frente, conversando diante de todo mundo. Agora ele vai fazer a parte dele e eu a minha, acabou. Não sei se a palavra é 'lavar roupa suja', mas colocar as coisas no lugar. Quando aconteceu algo diferente do normal, é minha função colocar o trem no caminho certo, ou desviar de uma tempestade, que foi o que eu fiz", declarou Joel Santana.
Para Joel Santana, a reação do jogador foi surpreendente, já que a equipe acabou vencendo o Duque de Caxias de virada, por 2 a 1. Loco Abreu marcou o gol de empate, aos 33 do segundo tempo, em cobrança de pênalti. "Eu fiquei até surpreso, porque não sabia o que tinha acontecido. Até pela dificuldade do jogo, por termos virado com aquele calor, um jogo complicado. Esquema bom é aquele que ganha, não dá para dizer que nós estamos tendo problema, porque todas as equipes estão tendo problema, ainda é cedo", disse o treinador.
Não é a primeira vez que Joel e Loco Abreu discutem. No Campeonato Brasileiro de 2010, o uruguaio foi repreendido e multado em 20% do salário por ter reclamado após ser substituído contra o Prudente. Apesar do histórico, Joel nega qualquer desgaste na relação com o jogador. "Como vou tratar mal um ídolo do clube? Vai ser desgastante para ele, e vai ser desgastante para mim. Eu não quero ser estrela mais do que ele, ele que é a estrela do time, então vou ficar discutindo com ele aqui?", finalizou Joel.
Confira outros trechos da entrevista

Relação com Loco Abreu
"Ele é casado, tem 34 anos, um monte de filhos, você acha que eu vou ter a mesma relação que tenho com o Caio, com o Lucas Zen, com o Guilherme? Esses garotos eu coloco no colo. Você acha que eu dou conselho para o Loco? Ele que tem que me ajudar a dar conselho para os mais jovens. É um cara com experiência de seleção uruguaia, já passou por muitos times. Fui no aniversário dele e tudo".

Jogadores com personalidade forte
"Eu trabalhei com todo mundo, nunca tive problema com ninguém, vou ter com o Loco Abreu? Quer um exemplo? O 'baixinho'. Eu discutia com o Romário todo dia, todo dia. E é um dos meus melhores amigos dentro do futebol. Não tenho problema com isso. Só acho que não é função de jogador analisar as questões táticas".

Após sufoco no primeiro jogo, Botafogo quer embalar na competição

Equipe enfrenta a Cabofriense em Macaé. Atacante Herrera deve voltar ao time no lugar do jovem Caio

Gazeta | 23/01/2011 15:39
Com muita dificuldade e aparentando estar cansado, devido ao início da temporada, o Botafogo conseguiu virar sobre o Duque de Caxias e vencer por 2 a 1, na primeira rodada da Taça Guanabara. Para a partida deste domingo, no entanto, contra a Cabofriense, às 19h30, em Macaé, pela segunda rodada da competição, o time de General Severiano sabe que terá que mostrar um bom futebol se quiser voltar para o Rio de Janeiro com mais três pontos.
A única mudança que Joel Santana deverá fazer será no ataque. O argentino Herrera volta de suspensão e deverá entrar no lugar do jovem Caio. A escalação de Márcio Azevedo segue indefinida, já que ele ainda não foi regularizado e a tendência é que Joel continue com o jovem Guilherme. Os meias Everton e Arévalo Rios ainda não estão 100% fisicamente. Os novatos João Felipe e Lucas, elogiados pelo treinador, devem seguir no time alvinegro.
"Todos foram bem. Tive que tirar o João Filipe porque já estava com cartão amarelo. O Lucas tirou o pé do freio e foi bem na esquerda também", comentou.
Após perder para o Macaé por 3 a 0 na última quinta-feira, a Cabofriense espera se reabilitar na competição contra o Botafogo. O time da Região dos Lagos continuará na cidade de Macaé para a partida e sabe que precisa de um resultado positivo se quiser sonhar com uma classificação para as semifinais.
FICHA TÉCNICA
CABOFRIENSE x BOTAFOGO

Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)
Data: 23 de janeiro de 2011, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Luis Antônio Silva Santos
Assistentes: Francisco Pereira de Sousa e João Luiz Coelho
CABOFRIENSE: Fábio; Schneider, Alyson, Matheus e Everton; André Oliveira, Goeber, Zotti e Rafael Ueta; Grafite e Allan
Técnico: Luiz Antônio Zaluar
BOTAFOGO: Jefferson; João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Guilherme; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Números comprovam defensividade do Botafogo, criticada por Abreu

Atacante uruguaio reclamou do estilo de jogo da equipe após a vitória de 2 a 1 sobre o Duque de Caxias

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 22/01/2011 09:19
O técnico Joel Santana garante que a discussão com o atacante Loco Abreu está encerrada. O uruguaio reclamou do estilo de jogo do Botafogo após a vitória de virada sobre o Duque de Caxias, por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Carioca. Segundo Loco Abreu, a equipe de General Severiano joga apenas marcando e não 'trata bem a bola'.
O técnico Joel Santana não gostou das declarações e respondeu após a partida. "Desde que cheguei aqui, se for feito um somatório das vitórias, empates e derrotas, vai dar 68 ou 70% de aproveitamento. Cada um joga com as armas que tem", disse o treinador. Na partida contra o Duque de Caxias, o Botafogo teve 53% de posse de bola, contra 47% do time visitante.
Apesar de Joel não ter aprovado os comentários de Loco Abreu, os números mostram que o uruguaio tem razão ao analisar a equipe do Botafogo como defensiva. Segundo dados do Footstats, o Botafogo foi a terceira equipe com menor média de posse de bola no último Campeonato Brasileiro, com 11,53 minutos por partida. A equipe com maior tempo de posse de bola foi o Corinthians, com 15,18 minutos.
Usando principalmente os contra-ataques quando atuava fora de casa, quem brilhou no Botafogo foi o goleiro Jefferson, presente nas últimas convocações do técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira. Segundo o Footstats, Jefferson foi o terceiro goleiro que mais fez defesas difíceis, com média de 3,9 por partida. Outro critério que comprova a falta de ofensividade do Botafogo é o número de finalizações. No último Campeonato Brasileiro, a equipe foi a quarta que menos vezes chutou a gol, com média de 13 por partida. O Santos foi o líder nesse quesito, com 14,8 arremates por jogo.
Apesar dos números defensivos, o técnico Joel Santana tem números positivos no comando do clube. Campeão Carioca em 2010 e 6° colocado no último Campeonato Brasileiro, o treinador chegou ao 62° jogo pelo Botafogo, desde que voltou ao clube, em janeiro do ano passado. Foram 32 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. Um aproveitamento de 62,3%.

Jogadores e comissão técnica fazem reunião secreta no Botafogo

Encontro de quase duas horas foi feito após as criticas do atacante Loco Abreu na vitória sobre o Duque

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 21/01/2011 18:48
As criticas do atacante Loco Abreu sobre o esquema tático do Botafogo, após a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, na última quinta-feira, não foram bem recebidas pelo técnico Joel Santana. Na reapresentação da equipe, na tarde desta sexta-feira, jogadores e comissão técnica fizeram uma longa reunião a portas fechadas, na sede do clube, em General Severiano.
Sem a presença de integrantes da diretoria, o encontro durou quase duas horas e foi realizado na sala de imprensa do clube. Após a conversa, os jogadores que não atuaram na partida contra o Duque de Caxias foram para o campo e realizaram uma atividade leve de controle de bola. Os titulares realizaram exercícios na academia.
Após a vitória sobre o Duque de Caxias, Loco Abreu reclamou da maneira de atuar do Botafogo, sugerindo que o time está jogando muito defensivamente. Na coletiva, Joel respondeu as criticas do atacante uruguaio e afirmou que é preciso respeitar a hierarquia no clube.
No Campeonato Brasileiro do ano passado, Loco Abreu e Joel Santana já haviam tido um atrito. Substituído contra o Prudente, o uruguaio discutiu com o treinador no banco de reservas, foi repreendido pela diretoria e multado pelo clube em 20% do salário. O jogador justificou a atitude dizendo que se tratava de uma diferença cultural entre Brasil e Uruguai, se desculpando pelo ocorrido.
No próximo domingo, o Botafogo enfrenta a Cabofriense, às 19h30, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, pela segunda rodada da Taça Guanabara. A Cabofriense é lanterna do grupo B, depois de ter sido derrotada por 3 a 0 para o Macaé na estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário