quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

IG - Apresentação de Éverton e Rodrigo Mancha; Entrevista com Joel; Treino interrompido com a chuva; Blog do Goleiro; Lucros do Engenhão

Apresentado no Botafogo, Everton revela mágoa com ex-treinador

Meia e volante Rodrigo Mancha foram oficialmente apresentados nesta terça-feira e falaram em recomeço

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 18/01/2011 21:02

Compartilhar:

Foto: Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro Ampliar
Everton e Rodrigo Mancha são apresentados 

O Botafogo apresentou oficialmente nesta terça-feira mais dois reforços da temporada 2011. O meia Everton, que estava no Tigres, do México, e o volante Rodrigo Mancha, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Prudente, mas que pertence ao Santos. Com discursos parecidos, os dois jogadores esperam que a chegada ao Botafogo seja um recomeço para a carreira, já que 2010 foi um ano para ambos esquecerem.
Everton, que foi campeão brasileiro com o Flamengo em 2009, tornou-se a contratação mais cara da última temporada no futebol mexicano. O brasileiro custou pouco mais de R$ 10 milhões ao Tigres. Porém, algumas lesões e a chegada do técnico Ricardo Ferretti fizeram o jogador querer retornar ao Brasil.
"Disseram que não iam me utilizar, até por uma coisa que aconteceu com o treinador lá, que não gosta muito de brasileiros. O treinador que me levou para lá gostava muito de mim, estava bem na equipe, mas ai machuquei e esse novo treinador nem conversou comigo, trouxe um outro atleta para minha posição", lamentou o jogador. Apesar da declaração de Everton, Ferretti escalou o zagueiro Juninho e o meia Danilinho como titulares nas duas primeiras partidas do campeonato mexicano.
Usado como lateral-esquerdo no Flamengo, o jogador garante que pode atuar tanto na ala, quanto na armação das jogadas. Além disso, Everton também não acredita que o passado no time rival trará problemas com a torcida. "A escalação depende do Joel. No México, estava mais de ponta-esquerda, mas posso jogar como meia também. Sobre a torcida, sei que tive um momento bom no Flamengo, mas estou num novo clube, uma nova história. Sei que a cobrança vai ser muito forte no começo, mas estou preparado. Se for bem, não terei problemas", disse.
Rodrigo Mancha
Apresentado junto do meia Everton, Rodrigo Mancha também quer esquecer a última temporada. O volante ficou marcado pelas falhas na partida entre Santos e Grêmio, pela Copa do Brasil, quando a equipe da baixada santista foi derrotada por 4 a 3. Para Mancha, a partida determinou seu empréstimo para o Prudente e a falta de interesse do Santos em seu futebol.
"Vinha jogando, estava bem, mas ai teve aquele fato lamentável que ocorreu, os dois erros naquela partida contra o Grêmio.  Não deu mais para ficar no Santos, aquilo acabou sendo determinante para ter sido emprestado", revelou o jogador.
Mesmo com vários concorrentes para a posição, - o Botafogo conta com Marcelo Mattos, Somália, Lucas Zen, Arévalo Ríos, Fahel e Araruama para a posição de volante - Mancha garante que acredita na chance de ser titular na equipe de Joel Santana. "Todo jogador, chegando agora ou não, busca seu espaço no clube. Eu chego para brigar, para dar trabalho ao pessoal que está jogando", finalizou Mancha.

No Botafogo, goleiro vira blogueiro para contar ida à Inglaterra

Perto de inicar o curso de psicologia, Luis Guilherme conta com espaço virtual para expor pensamentos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 19/01/2011
Compartilhar:

Foto: Divulgação
Luis Guilherme irá cursar psicologia em 2011
São 21h44 de uma segunda-feira na concentração do Botafogo, em General Severiano. Após um dia cansativo de pré-temporada, com trabalhos físicos no período da manhã e da tarde, alguns jogadores se dividem entre um jogo de cartas, o notebook e o Playstation 3. Todos já realizaram o jantar com o técnico Joel Santana e a comissão técnica. O treinador faz questão que todos estejam no salão para iniciar a refeição.

Em um dos quartos, um jovem de 18 anos começa a digitar rápido no notebook. Depois de alguns minutos, o texto "A copinha ainda não começou", que critica o formato e o nível técnico do torneio sub-18 está na rede. O jovem é o goleiro Luis Guilherme, de 18 anos, que alterna as horas vagas entre a leitura de livros motivacionais e a atualização de seu blog pessoal, o http://lguilhermeone.blogspot.com. Um dos quatro goleiros da equipe principal, ao lado de Jefferson, Renan e Milton Raphael, o novo blogueiro explica de onde surgiu a ideia da criação do site.

"Eu gosto muito de leitura e queria passar um pouco do que penso, das minhas opiniões. Pensei que criando um blog seria mais fácil divulgar e ter uma crítica, tanto positiva quanto negativa, do que eu escrevo. Ainda estou aprendendo os mecanismos, a parte de layout, de publicação, mas gostei dos comentários e da receptividade", revela o garoto, que ao contrário de muitos jovens jogadores, não demonstra nervosismo nas entrevistas.

A visão estereotipada sobre jogadores de futebol, com um discurso monótono nas entrevistas coletivas, passa longe do goleiro, que exibe um português impecável e usa frases como 'contemporização da sociedade' durante o bate-papo. Apesar dos textos sobre fatos atuais, o sonho de Luis Guilherme não é ser jornalista. No começo do ano, o jogador foi aprovado no curso de psicologia em uma faculdade particular do Rio de Janeiro. O jogador, que irá dividir os treinos com a sala de aula, explica quais os livros que mais gosta de ler e as matérias preferidas durante o colégio.

"Acho que a perícia para poder expor bem os textos vem da leitura. Sempre fui muito ligado aos livros motivacionais, então gosto de escrever sobre essa parte de motivação e ter um senso crítico positivo também. Gosto muito do Augusto Cury, dos livros do Bernardinho, Roberto Shinyashiki, são vários", conta Luis Guilherme, que revela o ponto fraco, a matemática.

"Acho matemática fascinante, ver alguém resolvendo um problema complexo, acho muito bonito, mas não é tanto minha praia. Gosto muito de história, entender o mundo desde o começo, ver que os fatos que acontecem atualmente têm relação com o passado. E também estudar filosofia e sociologia, as atitudes do ser humano, como ele pensa, como ele age", explica o goleiro.

Nos próximos dias, o blog também servirá como diário de viagem. Desde o último sábado, Luis Guilherme treina no Manchester City, da Inglaterra. O jogador, que tem passagem por várias seleções de base, está no país europeu pela segunda vez. Em 2007, com apenas 15 anos, Luis Guilherme passou duas semanas treinando no Arsenal. Apesar do desejo dos ingleses de que o goleiro permanecesse, ele voltou para o Botafogo e agora promete detalhar as experiências através do blog.

"Estou com um projeto de criar uma espécie de diário, dia após dia, comentar o que vou encontrar. Sobre a cultura, sobre o futebol, enfim tudo que for novo. Vou usar muito o blog durante a viagem, acho que vai me aproximar do Brasil também”, diz Luis Guilherme, que espera passar uma imagem diferente do senso comum sobre a carreira de jogador de futebol, através da nova ferramenta.
“O atleta em geral tem que prezar pela sua imagem e pelo que ele faz, influencia muito. Então acho que os jogadores de futebol, que têm uma presença maior na mídia, deveriam se preocupar em buscar mais conhecimento, aprender mais. Hoje a informação é muito acessível para todos, é mais fácil, então não tem desculpa para não buscar se informar”.


Buscando o nono título carioca, Joel Santana diz: "Sou uma lenda"

Treinador deixou a modéstia de lado ao comentar a chance de se isolar como maior vencedor do estadual

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 19/01/2011 13:52


Foto: Photocamera Ampliar
Joel Santana quer o nono título no estadual 
O apelido, Joel Santana, carrega com orgulho. 'Rei do Rei', o treinado do Botafogo pode se tornar o maior vencedor do Campeonato Carioca em 2011, com nove títulos. Empatado com o ex-treinador Flávio Costa, que entre as décadas de 30 e 50 conquistou oito títulos por Flamengo e Vasco, Joel pode se isolar na liderança. Ao comentar a possibilidade, o treinador deixou a modéstia de lado e cobra uma homenagem pelos títulos estaduais com os quatro grandes clubes do Rio.
"Não tenho essa coisa de querer ser o maior vencedor sozinho. O que importa é o Botafogo conquistar títulos. Eu sou uma lenda e vocês precisam aproveitar isso. Vão fazer um busto para mim quando eu tiver ido embora? Prefiro que seja enquanto ainda estou aqui, trabalhando", brincou o treinador do Botafogo.
Na conta dos títulos, Joel inclui o Carioca de 1987, quando dirigiu o Vasco em boa parte da campanha do título, mas deixou o time antes do final. Além de poder se isolar no número de títulos entre os treinador, Joel está comemorando 30 anos de carreira. Motivo extra para fazer de 2011 um ano especial. "Já pensou ser o técnico com mais títulos, ainda mais de um estado importante como o Rio de Janeiro? E não só com um, mas pelos quatro grandes clubes? Realmente é um ano especial para mim", disse Joel.
O Botafogo estreia no Campeonato Carioca nesta quinta-feira, contra do Duque de Caxias, às 17h, no estádio Engenhão. Para o treinador, o horário pode atrapalhar o espetáculo, já que a previsão é de alta temperatura. "Agora o time está mais acalmado em relação aos primeiros treinamentos. Espero um comportamento bom. O problema é o horário, vai estar muito quente", finalizou o treinador.


Botafogo calcula lucro com Maracanã parado

Dono do Engenhão, clube diz que aumentou receitas com uso do estádio pelos rivais

Paulo Passos e Renan Rodrigues, iG Esporte | 19/01/2011 07:42
Pelo menos um clube carioca está feliz com o fechamento do Maracanã para obras da Copa de 2014. Dono do Enganhão, o Botafogo calcula lucrar com o uso do estádio pelos times rivais.

Segundo o diretor executivo do clube, Sérgio Landau, além do aluguel fixo de R$ 10 mil, que é pago por Flamengo, Fluminense e Vasco, a renda aumentou, já que os valores cobrados pelo merchandising e aluguel da praça de alimentação foram reajustados.
Foto: AE
Construído para o Pan de 2007, estádio receberá os maiores jogos do futebol carioca, pelo menos, até 2013
 
“Podemos cobrar um valor maior, pois cresceu o número de jogos no estádio”, afirmou Landau. Ele calcula que em 2011, o Engenhão receberá de 70 a 90 jogos, dependendo do desempenho dos times nas competições com mata-mata. Nos últimos dois anos, foram em média, 40 partidas disputadas no local.

De acordo com o Botafogo, até mesmo o valor dos camarotes foi reajustado. “Em 2009, eles eram vendidos a R$100 mil por ano. Hoje, o preço é de R$ 300 mil”, relata do diretor executivo do clube. Setenta camarotes são locados.

O Engenhão será utilizado por Fluminense e Flamengo pelo menos até 2013. O Vasco da Gama usará o estádio apenas nos clássicos.


Coletivo do Botafogo é encerrado antes da hora em razão da chuva

Tempestade e raios nas imediações do estádio Engenhão fizeram atividade ser suspensa por precaução

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 18/01/2011 17:53
O técnico Joel Santana, do Botafogo, teve pouco tempo para observar seus jogadores na tarde desta terça-feira. No treinamento da manhã, no estádio Engenhão, apenas os jogadores reservas fizeram uma atividade com bola. Já na parte da tarde, o coletivo entre titulares e reservas durou apenas 25 minutos. Tudo por conta da forte chuva e de raios nas imediações do estádio Engenhão.
A equipe titular começou o coletivo com Jefferson; João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Caio e Loco Abreu. É o mesmo time que venceu o amistoso contra o Democrata por 5 a 1, no último domingo, também no Engenhão. Os novos reforços Arévalo Ríos, Everton, Rodrigo Mancha e Fabrício treinaram a parte física.

Foto: Gazeta Press
Joel Santana se protege da chuva em treino nesta terça-feira

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca na próxima quinta-feira, contra o Duque de Caxias, às 17h, no estádio Engenhão. Além do meia Maicosuel e do zagueiro Fábio Ferreira, que estão se recuperando de cirurgia no joelho, o Botafogo terá o desfalque do atacante argentino Herrera. O jogador foi expulso na final da Taça Rio no ano passado, contra o Flamengo, e terá que cumprir a pena na estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário