sexta-feira, 11 de abril de 2014

Rescaldos e Melancolias

Eduardo Hungaro é demitido do cargo de técnico e volta a ser auxiliar no Fogão
Técnico não resiste à eliminação na Libertadores
O DIA
Rio - Eduardo Hungaro não resistiu à eliminação na Copa Libertadores e perdeu o cargo de técnico. O Botafogo anunciou, nesta sexta-feira, o retorno do profissional ao posto de auxiliar. Hungaro se despede da função de treinador com um retrospecto de 23 jogos, com sete vitórias, seis empates e dez derrotas.
Hungaro foi escolhido para o lugar de Oswaldo de Oliveira, que não renovou com o clube. A aposta não deu certo. O planejamento para o primeiro semestre naufragou. O time priorizou a Libertadores, usando o time reserva na maior parte do Carioca. O Glorioso não avançou no Estadual e ainda caiu no torneio continental na primeira fase após perder para o San Lorenzo, quarta-feira, na Argentina.
Confira a nota oficial
O Botafogo de Futebol e Regatas informa que Eduardo Hungaro não é mais o técnico do clube. A decisão foi tomada após reunião de diretoria pela manhã, em General Severiano.
Hungaro voltará a exercer a função de auxiliar na comissão técnica permanente do Departamento de Futebol. O Botafogo já iniciou a busca por um novo profissional para o comando técnico da equipe.

Botafogo começa a enxugar o elenco e empresta o atacante Henrique ao Bahia
Jogador marcou cinco gols pelo alvinegro em 2014, mas teve atuações irregulares e recebeu críticas da torcida alvinegra
O DIA
Rio - A crise financeira no Botafogo, que assola o clube nos últimos meses, acabou atrapalhando o desempenho do time na Copa Libertadores. O Glorioso perdeu as partidas válidas pela quinta e sexta rodadas e foi eliminado de forma precoce do torneio sul-ameircano. Para aliviar a folha salarial, a diretoria decidiu enxugar o elenco do Glorioso e um jogador já está de saída certa: o atacante Henrique.
O jogador de 22 anos encabeçou a barca de jogadores que vai sair de General Severiano. O atleta foi emprestado para o Bahia, que já havia manifestado interesse em contar com o atacante para esta temporada. Ele, inclusive, foi ao Engenhão nesta sexta-feira para se despedir dos companheiros.
Em 2014, Henrique marcou cinco gols, mas teve atuações irregulares e acabou recebendo críticas da torcida alvinegra. Ele chegou ao Botafogo para ser o reserva imediato do titular Rafael Marques. Neste ano, ele também ficou no banco de reservas, já que o Botafogo contratou o argentino "El Tanque" Ferreyra para ser o camisa 9 da equipe. 
Henrique não marcou nenhum gol pelo Glorioso em 2013. Sua seca de gols só acabou neste ano, após 26 jogos com a camisa do Botafogo. O contrato do atacante com o clube carioca vai até o fim de 2016.


Botafogo chega ao Rio sob protesto, xingamentos e 'chuva' de moedas
Eduardo Hungaro foi o principal alvo da fúria de torcedores
O DIA
Rio - O Botafogo sentiu a ira de cerca de 20 torcedores ao chegar ao Rio, na madrugada desta sexta-feira. A delegação alvinegra desembarcou sob xingamentos e "chuva" de moedas. A segurança precisou ser reforçada.
O técnico Eduardo Hungaro foi o mais hostilizado. Ele balança no cargo após a eliminação na Copa Libertadores e pode ser demitido em breve.
O grupo de torcedores ainda levou ovos para atirar na delegação, mas foi impedido pelos seguranças.
Após ser eliminado na Libertadores, o Botafogo só volta a campo pelo Brasileiro. O primeiro compromisso é no dia 20, contra o São Paulo, no Morumbi.

Elenco enfraquecido, crise financeira... As razões da eliminação do Botafogo
Planejamento falha: Fogão amarga queda na Libertadores
O DIA
Rio - Dedicação total à Libertadores era a palavra de ordem no Botafogo em 2014. Porém, a campanha do Alvinegro, que retornou à competição sul-americana após 18 anos, só durou oito partidas e terminou com uma eliminação na fase de grupos.
Depois de eliminar o Deportivo Quito na fase preliminar da Libertadores, o Glorioso começou com pinta de que seria imbatível no seu grupo, com uma vitória sobre San Lorenzo, no Maracanã. Líder da chave até a quinta rodada, o Alvinegro amargou duas derrotas consecutivas e terminou eliminado na lanterna.
Porém, o final trágico da equipe na Libertadores não é resultado apenas desses dois vacilos. Com muitos problemas dentro e fora do campo desde o fim da temporada passada, o Glorioso terminou o primeiro semestre com as mãos vazias, fora de forma precoce da competição sul-americana e muito longe de disputar o bicampeonato estadual. Confira os erros do Botafogo.
Elenco enfraquecido
O Botafogo conquistou a vaga na Libertadores de 2014 com muito esforço. No fim do Brasileiro de 2013, o elenco alvinegro já hávia sido bem enfraquecido. Márcio Azevedo, Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitinho deixaram a equipe antes do fim da competição, fazendo com que o time carioca ficasse longe do título. Porém, a vaga na Libertadores foi conseguida. Garantido na competição, o grupo não parou de perder peças importantes. Seedorf deixou o clube e encerrou a carreira de jogador para treinar o Milan. Elias e Rafael Marques saíram do clube e o elenco ficou ainda mais fragilizado.
Experiência no comando
Com a saída de Oswaldo de Oliveira, treinador que comandou o Alvinegro nas temporadas de 2012 e 2013, o presidente Mauricio Assumpção decidiu apostar em uma solução caseira: Eduardo Hungaro. Em seu primeiro trabalho à frente dos profissionais, Hungaro amarga uma eliminação e é contestado por torcedores.
Planejamento falhou...
Por disputar a Libertadores, algo que não acontecia havia 18 anos, o Botafogo "ignorou" o Carioca e usou, na maioria dos jogos, o time reserva. O planejamento não funcionou: o time naufragou no Estadual e agora é eliminado logo na primeira fase da Libertadores.
Vacilo no Maraca
O Botafogo entrou em campo no dia 2 de fevereiro, no Maracanã, precisando de apenas uma vitória sobre o Unión Española para se classificar como líder do Grupo 2 da Libertadores. O Alvinegro dominou todo o jogo, mas pecou nas finalizações. No segundo tempo, o Glorioso foi castigado com um pênalti duvidoso que valeu a vitória para a equipe chilena e deixou o time carioca com a obrigação de pontuar na Argentina, algo bem mais complicado. O tropeço no Maraca custou caro...
Faltou cabeça...
O elenco alvinegro pareceu muitas vezes bastante nervoso na Libertadores. Na partida contra o Independiente del Valle, no Equador, Bolívar e Edilson foram expulsos e deixaram a equipe com menos dois jogadores. Logo depois, o Alvinegro levou o gol da derrota. Além disso, o Glorioso teve de lidar com suspensões de jogadores importantes como "El Tanque" Ferreyra, que desfalcou o time no jogo contra o Uníon Española, no Maracanã, Marcelo Mattos e Gabriel.
Seca de gols nos últimos jogos
Os primeiros jogos no Maracanã deram a impressão de que o Botafogo teria um grande poder de fogo e que Wallyson seria o homem-gol da equipe na competição. Porém, o jogador só marcou contra Deportivo Quito e San Lorenzo e o Alvinegro também foi reduzindo sua quantidade de gols, tendo marcado apenas cinco na fase de grupos da competição. A seca de gols nos últimos dois jogos contribuiu para a eliminação precoce.
Ambiente conturbado

Além dos problemas dentro de campo, o Botafogo conviveu com muitos problemas fora dele no primeiro semestre de 2014. Com problemas financeiros devido ao fechamento do Engenhão e penhoras por conta de dívidas, o Glorioso atrasou o pagamento de dois meses de salário dos jogadores. Os atletas protestaram em treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário