domingo, 13 de março de 2011

IG - Vitória do Fogão!!!; Botafogo espera reconquistar torcida após vitória; Joel elogia postura dos jogadores durante o carnaval; Botafogo 50% classificado segundo Joel; Caio diz que pode aceitar proposta de outro clube

Botafogo goleia o Americano por 4 a 0 e mantém 100% na Taça Rio

Equipe conquistou sua terceira vitória seguida em grande noite de Herrera, que marcou duas vezes

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 12/03/2011 20:27
Se nas últimas partidas o Botafogo venceu, mas não convenceu sua torcida, neste sábado a história foi diferente. Mesmo com desfalques, a equipe de General Severiano dominou o Americano do início ao fim e não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 4 a 0. A vitória se desenhou no primeiro tempo, quando a equipe fez dois gols, com Herrera e Loco Abreu, e se confirmou na segunda etapa, com João Filipe e mais um do argentino Herrera.

Além de empolgar a torcida, o triunfo mantém o Botafogo com 100% de aproveitamento na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, e na liderança do grupo B, com nove pontos em três jogos. Agora o Botafogo se prepara para o clássico contra o Vasco, no próximo domingo, às 18h30, no estádio Engenhão. Apesar de jogar em casa, o mando de campo da partida é da equipe de São Januário. No mesmo dia, mas às 16h, o Americano recebe o Madureira no estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes.


Foto: AE
Herrera marcou duas vezes na goleada do Botafogo


O Jogo
Com poucas opções para escalar a equipe, já que o meia Renato Cajá está sendo negociado com um clube da China, e o volante Bruno Tiago sofreu um estiramento na coxa, o técnico Joel Santana levou a formação treinada durante a semana, com o retorno de Somália ao meio-campo da equipe. O volante Marcelo Mattos, que está recuperado de uma inflamação na sola do pé, não ficou no banco de reservas, preservado para o clássico contra o Vasco.

O Botafogo começou melhor na partida, pressionando a saída de bola do adversário. As jogadas saiam principalmente com o meia Everton, caindo em velocidade pelos dois lados do campo, e com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, bastante acionado na esquerda.
A primeira grande oportunidade para a equipe da casa aconteceu aos sete minutos da primeira etapa. Somália recebeu ótimo passe dentro da área e, na cara do gol, chutou em cima do goleiro. No rebote, Loco Abreu driblou o zagueiro, mas acabou batendo em cima da zaga do Americano.

Tocando a bola rápido, o clube de General Severiano chegou logo ao primeiro gol. Aos 14 minutos, Lucas avançou pela direita e cruzou para a área. Loco Abreu subiu para cabecear, mas foi empurrado pelo zagueiro Ayrton. Pênalti marcado pelo árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro. Na cobrança, Loco Abreu deixou a bola para o argentino Herrera, que bateu forte, no meio do gol, para abrir o placar no estádio Engenhão.

E quando o Americano tentou responder, saindo mais para o ataque, acabou levando o segundo gol. Somália cortou um cruzamento na defesa, carregou a bola e fez lindo lançamento para o atacante Loco Abreu, que entrou na área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro, marcando o segundo gol da partida, aos 27 minutos da primeira etapa.

Apesar do domínio, o Botafogo quase sofreu um gol antes do final do primeiro tempo. Aos 36, após cruzamento da esquerda, Índio subiu completamente livre e cabeceou para fora, fazendo a bola raspar a trave esquerda do goleiro Jefferson. E com a partida controlada, praticamente sem levar sustos, a equipe comandada pelo técnico Joel Santana foi para o intervalo com uma vantagem confortável.
As duas equipes voltaram sem mudanças para a segunda etapa, mas o Botafogo continuou imprimindo seu ritmo veloz e não deu chances para o adversário. Logo aos cinco minutos da segunda etapa, após cobrança de escanteio, Everton ficou com a bola e cruzou da esquerda. O zagueiro João Filipe apareceu de surpresa na área e completou de primeira, marcando o terceiro gol do Botafogo na partida.
Quatro minutos depois, um lance incrível de Loco Abreu, que recebeu lançamento livre, avançou e tentou tocar por cima do goleiro Jefferson. A bola saiu baixa, mas passou raspando a trave direita do goleiro do Americano.
Para manter a velocidade do Botafogo, o técnico Joel Santana trocou o volante Somália pelo atacante Caio. Mas foi com um belo passe que o clube de General Severiano marcou mais um. Lucas deu linda enfiada de bola para Herrera, que recebeu dentro da área e soltou a bomba para marcar o quarto gol do Botafogo, seu segundo gol no jogo.
No final, com o Americano já batido, o Botafogo apenas tocou a bola e garantiu a vitória, deixando o estádio Engenhão aplaudido pela torcida e com a liderança do grupo B.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 4 x 0 AMERICANO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de março de 2011 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Público: 4.044
Renda: R$ 70.870
Árbitro: Leonardo Garcia Carvalho
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Silbert Sisquim
Cartões amarelos: Somália (Botafogo) Ayrton, Carlos Alberto (Americano)
GOLS
Botafogo - Herrera, aos 14 minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo tempo; Loco Abreu, aos 27 minutos do primeiro tempo; João Filipe, aos cinco minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Alessandro), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Guilherme); Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália (Caio) e Everton; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

AMERICANO: Jefferson, Ayrton (Felipe), Elson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio (Renan), Marciel, Flávio Medina e Gustavinho; Eberson e Diego (Léo Santos)
Técnico: Toninho Andrade

Botafogo espera reconquistar torcida após goleada

A terceira vitória consecutiva da equipe aumenta a moral dos jogadores para o clássico com Vasco, segundo o goleiro Jefferson

AE | 13/03/2011 15:06 

Os jogadores do Botafogo esperam que a expressiva vitória por 4 a 0 sobre o Americano, sábado, no Engenhão, tenha servido para reconquistar o apoio e a confiança dos torcedores, abalados desde a derrota, na disputa de pênaltis, para o Flamengo, nas semifinais da Taça Guanabara - o primeiro turno do Campeonato Carioca.
"A torcida tem que entender que sempre queremos ganhar com um placar elástico, mas tem um rival pela frente também querendo vencer. Espero que a torcida nos apoie e jogue junto, vai ser tudo mais fácil para o Botafogo", afirmou o atacante Herrera, principal destaque da vitória ao anotar dois gols.
O goleiro Jefferson aprovou a atuação do Botafogo e avaliou que a terceira vitória consecutiva aumenta a moral da equipe para o clássico com o Vasco, que será disputado no próximo domingo. "Sabíamos das dificuldades, mas a equipe está de parabéns pela atuação. Era o jogo que precisávamos para começar a pensar no clássico com o Vasco", disse.

Técnico do Botafogo elogia postura dos jogadores durante carnaval

Joel Santana disse que horários e treinos foram respeitados na semana em que o time somou 9 pontos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 12/03/2011 21:55
Se antes da estreia na Taça Rio, o técnico Joel Santana mostrava preocupação com a sequência de três partidas justamente na semana do carnaval, depois de três vitórias consecutivas, a última neste sábado, sobre o Americano, os jogadores do Botafogo foram elogiados pelo comportamento profissional durante o feriado. Para o treinador, a invencibilidade no segundo turno do Campeonato Carioca é, em grande parte, resultado da dedicação nos treinos.
"Tudo é uma questão de sequência. Eu estava preocupado com essa semana envolvendo o carnaval. Mas os jogadores foram, acima de tudo, de um profissionalismo exemplar. Não criaram nenhuma dificuldade, cumpriram os horários, treinos, seguiram religiosamente a nossa proposta e deu certo. Agora temos uma semana mais aberta para poder trabalhar", declarou Joel Santana.
Sem jogos durante a semana, o treinador comemora o tempo para treinar a equipe para o clássico contra o Vasco, no próximo domingo. "Vamos poder desenvolver melhor a parte física e a parte tática da equipe. Já achei que tivemos uma melhora hoje, mas essa semana vai ser um divisor de águas para realizarmos vários tipos de treinamentos. Espero que no final da semana a gente possa fazer uma boa partida contra o Vasco", declarou o treinador do Botafogo.
Joel também aproveitou para elogiar o adversário da próxima rodada. "O Vasco é uma grande equipe, com um treinador experiente. Ainda está buscando uma forma de jogar, recuperando do último tropeço. Vai ser um clássico difícil como outro qualquer", finalizou Joel Santana.

Botafogo e Vasco se enfrentam no próximo domingo, às 18h30, no estádio Engenhão. Com nove pontos em três partidas, o time de General Severiano lidera o grupo B da Taça Rio.

Joel celebra goleada e diz que equipe está '50% classificada'

Treinador do Botafogo acredita que equipe avança para semfinal da Taça Rio se alcançar os 18 pontos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 12/03/2011 21:34
A atuação segura do Botafogo na goleada de 4 a 0 sobre o Americano, neste sábado, deixou o técnico Joel Santana satisfeito. Dando menos importância ao placar elástico, e enaltecendo o comportamento dos jogadores, que não perderam o controle da partida em nenhum momento, o treinador carioca comemorou a chance de ter uma semana tranquila antes do clássico contra o Vasco, no próximo domingo.
"Às vezes o time vence por um placar elástico, mas é muito ameaçado. E não foi o que aconteceu, o time jogou seguro, sabendo o que queria. Me deixou bastante satisfeito porque atuamos atentos durante o tempo todo. Talvez tenham sido nossos primeiros 25 minutos iniciais de jogo no campeonato. Saiu contente, nem pelo placar, mas pela atuação que me deixou mais tranquilo", declarou o treinador do Botafogo.
Com três vitórias em três jogos na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Botafogo segue na liderança do grupo B, com nove pontos. Para o treinador carioca, a equipe já cumpriu 50% do planejado para avançar até a semifinal da competição. "Essa semana era muito complicada, três jogos em sete dias, mas acho que construímos 50% da nossa classificação. Acho que estamos garantidos se chegarmos aos 18 pontos", disse Joel Santana.
Com a semana para trabalhar, o treinador pode ter a volta do zagueiro Antônio Carlos, que sofreu uma lesão na panturrilha, e do volante Marcelo Mattos, que já está recuperado de uma inflamação na sola do pé. Botafogo e Vasco se enfrentam no próximo domingo, às 18h30, no estádio Engenhão. Apesar de atuar fora de casa, o mando da partida será da equipe de São Januário.


Com aproveitamento melhor que Herrera, Caio lamenta reserva

Atacante do Botafogo revelou que poderia aceitar uma proposta de outro clube onde jogasse como titular

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 12/03/2011 09:29
O esforço dentro e fora de campo tornou o argentino Herrera um dos homens de confiança do técnico Joel Santana no Botafogo. Tanto que o jogador já foi até capitão da equipe na partida contra o River Plate-SE, pela Copa do Brasil. Mas apesar da confiança do treinador, o jogador ainda não conseguiu repetir as boas atuações de 2010. Desde a cirurgia realizada no final da última temporada, o argentino tem tido dificuldade para encontrar a melhor forma.
Pelo Campeonato Carioca, são nove partidas e somente três gols, sendo um deles de pênalti. Loco Abreu é o artilheiro da equipe no campeonato até agora, com sete gols. Na sequência aparecem o meia Renato Cajá, que está perto de deixar o clube para atuar na China, com quatro gols, e o atacante Caio, que também marcou quatro gols.
Aliás, o jovem atacante do Botafogo lamenta as poucas oportunidades como titular. Para Caio, ele vive um momento melhor que os companheiros de ataque e poderia ter um lugar na equipe. "Respeito meus companheiros, mas acho que estou num momento melhor. Estou com vontade de mostrar meu futebol, queria estar sendo aproveitado. Sei que tenho condições de ser titular do Botafogo, porque acho que essa opinião não é só minha", declarou Caio em entrevista à rádio Brasil.
O 'talismã', como ficou conhecido Caio após o Campeonato Carioca de 2010, quando entrou em partidas importantes e marcou gols, também reconhece que poderia deixar a equipe se recebesse uma proposta para ser titular com mais frequência. "Ninguém gosta de ser reserva, comigo não é diferente. Eu tenho vontade de entrar em campo e caso aparecesse uma proposta legal para o Botafogo e para mim, onde eu pudesse estar sempre jogando, pudesse ser titular mais vezes, por que não aceitar?", completou o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário