terça-feira, 22 de março de 2011

IG - Saída de Joel...; Adilson Batista e mais quatro nomes; mais desfalques contra o Boavista

Joel Santana pede demissão e deixa o comando do Botafogo

Treinador se reuniu com integrantes do departamento de futebol e anunciou que deixa a equipe carioca

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 22/03/2011 09:55 - Atualizada às 14:49 

Foto: AE Ampliar
Joel Santana não é mais técnico do Botafogo
Joel Santana não é mais o treinador do Botafogo. Em reunião realizada com integrantes do departamento de futebol e da diretoria, na manhã desta terça-feira, em General Severiano, o técnico decidiu que não segue no comando da equipe. Em sua terceira passagem pelo clube carioca, Joel Santana comandou o time em 75 jogos, com 40 vitórias, 23 empates e 12 derrotas - aproveitamento de 63,55% dos pontos.
Decepcionado com a torcida, que o vaiou durante a derrota para o Vasco, no último domingo, Joel já havia dado sinais de que seu ciclo no clube estaria chegando ao fim. Domingo, além de reclamar das vaias, o treinador contestou a perseguição da torcida a certos jogadores do elenco.
A terceira passagem de Joel pelo Botafogo durou pouco menos de 14 meses e ficou marcada pela conquista do Campeonato Carioca de 2010, pelo 6° lugar no último Campeonato Brasileiro, melhor participação do Botafogo desde o título de 1995, além de atritos com o atacante Loco Abreu e com a torcida. Relembre a passagem do treinador pelo clube.

O treino desta terça-feira foi comandado pelos auxiliares de Joel, que também devem deixar o clube. O auxiliar Maurício Albuquerque deve comandar a equipe no próximo sábado, contra o Boavista. Joel Santana e o presidente Maurício Assumpção concederão entrevista coletiva nas próximas horas.

 

 

Emocionado, Joel deixa portas abertas para voltar ao Botafogo

Treinador revelou que desgaste com parte da torcida causou saída e não negou chance de assumir o Flu

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 22/03/2011 12:13
Após confirmar seu pedido de demissão do Botafogo, na manhã desta terça-feira, o técnico Joel Santana concedeu entrevista coletiva para explicar os motivos de sua saída. Ao lado do presidente Maurício Assumpção, e do vice de futebol, André Silva, o treinador agradeceu os dirigentes e funcionários da equipe carioca e se emocionou ao comentar o bom relacionamento que tinha com a diretoria do Botafogo.
"É difícil. Depois de 14 meses, você trabalhar numa casa como essa... nunca trabalhei nesses 30 anos tão tranquilo como ao lado da direção que trabalhei aqui. Nós tivemos uma convivência muito boa, com uma união muito grande. Não é fácil chegar como chegamos e sair como estamos saindo. Acima de tudo com honra, com respeito. Sei que o Botafogo terá um futuro muito brilhante, porque sempre foi assim", disse Joel Santana.
As vaias recebidas nas últimas partidas foram decisivas para a decisão do treinador, que lamentou a atitude de parte da torcida. "Muitas vezes, as pessoas só dão valor quando sentem falta. Eram quatro, cinco, seis pessoas. Não estou incomodado com o torcedor, aqueles não considero nem botafoguenses, mas as pessoas tem que entender que nós treinadores também temos nosso sentimento", afirmou o treinador do Botafogo.
O treinador mostrou e depois beijou uma imagem que guarda na prancheta desde que assumiu o comando do clube, em janeiro de 2010: uma foto ao lado do ex-jogador Nilton Santos, ídolo do Botafogo. Joel afirmou que preferiu deixar a equipe agora, antes que o desgaste fosse maior.
"Nós chegamos a conclusão que em alguns momentos é preciso tirar um pouco o pé do acelerador, não tenho dúvida que muito em breve a gente volta. Aprendi que no mundo do futebol é melhor trabalhar com um 'até breve', que com um 'até nunca mais'. Deixo amigos fiéis, leais, a vida continua e o Botafogo é maior que nós todos. Deixo a porta encostada, vou cuidar da minha vida, ver minhas coisas", declarou o ex-treinador do Botafogo.
Joel também comentou sobre o futuro e não descartou a possibilidade de assumir o Fluminense ou outra equipe. "O mundo do futebol  muda com uma rapidez muito grande, você deixar o futuro responder por você é muito difícil. Não posso chegar aqui e dizer que vou parar de trabalhar. Ainda não estou com o 'boi na sombra'. Não tenho compromisso com ninguém, mas tenho amigos espalhados em clubes do Rio. Vamos ver o que vai acontecer", disse Joel.

Foto: AE
A despedido de Joel Santana do Botafogo foi emocionante

Confira outros trechos da coletiva de Joel Santana:
Relação com Loco Abreu e outros jogadores
"Não existe problema, nunca houve. Quem sabe, quando ele voltar da seleção, a gente pode marcar um dia um encontro, ir jantar. A amizade continua, jamais vai terminar, o Botafogo tem uma musica que diz: 'ninguém cala esse nosso amor'. Pediram para eu não ir embora. Maicosuel, Antonio Carlos, Jefferson. Você não sabem como é duro conviver e dar um até logo. É muito difícil. Os mais antigas, os emocionados, os mais novos, ainda desconfiados. Brinquei com o Guilherme. Uma joia que o Botafogo tem aqui".
Chegada de reforços
"Tudo que fizemos foi com os pés no chão. Conversado dentro das nossas necessidades. Estamos na segunda fase da Copa do Brasil, liderando o grupo no Campeonato Carioca. Acho que nosso plantel não é tão ruim como vocês pensam. Claro que o clube vai se reforçar em algumas posições que sabe que precisa. Mais um homem de frente, um homem de chegada"
Momento da decisão
"A ficha caiu quando cheguei em casa, no domingo. Fui pra casa de carona com o Valinhos (auxiliar). Cheguei bem tarde, sentei e as coisas começaram a passar pela minha cabeça. A pior coisa seria eu sair brigado com o Botafogo. Isso que ia me deixar muito mal. Liguei pro Anderson Barros (gerente de futebol) e disse que precisava conversar. Ele sentiu que eu não estava legal, minha voz não estava legal".
 
Joel exalta bom trabalho no Botafogo

Botafogo admite interesse em Adilson e trabalha com quatro nomes

Ex-treinador do Santos é o nome mais forte para assumir a equipe carioca após a saída de Joel Santana

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 22/03/2011 12:52
Enquanto ainda lamentava a saída de Joel Santana durante a entrevista coletiva, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, já falava sobre o possível substituto do treinador na equipe carioca. O perfil do futuro treinador já foi definido pelo departamento de futebol, que espera apresentar o novo nome até sábado, quando o clube enfrenta o Boavista pelo Campeonato Carioca. O iG apurou que o nome mais forte é de Adilson Batista, ex-treinador do Santos.

Foto: Divulgação Ampliar
Adilson Batista é o principal nome no Botafogo
Ao ser questionado sobre a chance de Adilson assumir o Botafogo, Maurício Assumpção elogiou o currículo do treinador e revelou que o nome se encaixa no perfil da equipe. "É um cara vencedor sim, tem currículo vencedor, é um treinador de ponta, com passagens por clubes importantes. Uma pessoa que está dentro desse perfil, mas está sendo visto pelo departamento de futebol. Não temos um prazo definido, mas da mesma maneira que aconteceu outras vezes, aposto em uma resolução rápida para o assunto", disse o presidente do Botafogo.
Outros nomes analisados são de Caio Júnior, que recentemente deixou o Al-Gharafa, do Catar, e de Wilson Gotardo, ex-jogador do Botafogo, que está atualmente no comando do Vila Nova. Porém, segundo o vice de futebol do Botafogo, André Silva, o clube só negociará com treinadores empregados depois de receber autorização do time onde o técnico estiver trabalhando.
"Não vamos negociar antes de falar com o clube, temos que ter respeito com outros profissionais neste momento. Mas é preciso que seja alguém com conhecimento sobre o Botafogo, que saiba a base da equipe, entenda o momento. Uma aposta é menos provável neste momento", declarou André Silva.

Botafogo tem mais dois desfalques para partida contra o Boavista

Lucas e Araruama se juntaram aos outros jogadores indisponíveis. Já são dez para a próxima partida

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 22/03/2011  
Caso o Botafogo consiga contratar um novo técnico até o próximo sábado, quando a equipe enfrenta o Boavista em Macaé, pela quinta rodada da Taça Rio, o novo comandante terá um grande problema para escalar a equipe carioca. Já são dez jogadores indisponíveis para a partida. Nesta terça-feira, o departamento médico confirmou um estiramento na coxa direita do lateral Lucas e uma lesão no ombro do volante Araruama.

Foto: AE Ampliar
Lateral Lucas é mais um desfalque do Botafogo para partida contra o Boavista
"O Lucas teve uma lesão grau dois na coxa. É um problema um pouco mais grave e ele deve ficar um bom tempo fora. Para as próximas partidas está descartado, mas ainda vamos avaliar a recuperação para saber o tempo fora", declarou o médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros.
Além de Lucas, o atacante Alex e volante Bruno Tiago também seguem se recuperando de uma lesão na coxa e estão descartados. O meia Araruama, que poderia ganhar uma oportunidade na equipe titular, também se lesionou durante o treinamento da última sexta-feira. O jogador deve passar por uma cirurgia na próxima semana para se recuperar de uma luxação no ombro.
Além dos lesionados, Rodrigo Mancha, Herrera e Everton estão suspensos para a próxima partida. Jefferson, viaja para disputar o amistoso da seleção brasileira contra a Escócia, no próximo domingo. Loco Abreu e Arévalo estão a serviço da seleção do Uruguai, também para a disputa de amistosos.
Assim, o Botafogo deve entrar em campo com Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Somália, Lucas Zen e Fabrício; Caio e Willian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário