quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Últimas do Bota nesta quarta (29/08/2012) - O DIA

Com sete desfalques, Oswaldo chama jovens da base para treino no Botafogo

Rio -  O técnico Oswaldo de Oliveira teve de apelar para as divisões de base do Botafogo para o treino desta terça-feira no Engenhão. Sem poder contar com sete atletas para o jogo contra o São Paulo, na quinta-feira, ele promoveu cinco juniores para a atividade técnica realizada no campo anexo do estádio.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Oswaldo precisou usar jovens da base no treino | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Os escolhidos foram o zagueiro Vinícius, o lateral-direito Gilberto, o volante Dedé e os meias Octávio e Gegê. Eles estavam na equipe alvinegra que disputou a Taça BH e foram diretamente integrados aos profissionais.

Entre os desfalques de Oswaldo, estão o zagueiro Antônio Carlos, os meias Andrezinho, Renato, Fellype Gabriel e Vitor Junior, bem como o atacante Rafael Marques, todos com problemas físicos - ainda há o lateral Lucas, suspenso. Renato é o único que tem chance de encarar o São Paulo, já que foi apenas poupado do treino de terça.

lkeson admite dificuldade atuando como atacante

POR Fabio Falcão Cazes
Rio -  As saídas de Loco Abreu e Herrera no início do Brasileirão  jogaram sob o colo de Elkeson uma nova responsabilidade. Transformado em atacante por Oswaldo de Oliveira, ele ganhou a camisa 9, mas após 14 jogos como titular na função, admite que ainda tem muito a aprender para se tornar um especialista dentro da área adversária, apesar dos cinco gols marcados.
“No começo, foi ótimo. Voltei para a equipe e fiz um gol contra o Bahia. No jogo seguinte, fiz dois gols contra o Corinthians. Mas, depois, vi que não era tão fácil assim. Você sempre tem que estar marcando gols. É difícil para mim jogar de costas para o gol, mas estou tentando me movimentar para pegar a bola de frente. Preciso melhorar, e estou me dedicando para isso”, reconheceu o jogador de 23 anos.
Sem marcar há três jogos — desde a vitória sobre o Sport na 17ª rodada do Brasileirão —, Elkeson não se preocupa com uma provável pressão caso fique muito tempo sem conseguir balançar as redes.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Elkeson reconhece que precisa melhorar no ataque | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
No segundo turno do campeonato do ano passado, o camisa 9 não marcou nenhum gol. Situação que o tornou ‘cascudo’ para enfrentar as cobranças, que não vêm somente por parte da torcida alvinegra.
“Pressão sempre irá existir, ainda mais aqui no Botafogo. No ano passado, a pressão foi grande tanto da torcida quanto da minha família. Meu pai e minha mãe sempre me cobram muito e para mim, foi difícil. Graças a Deus, voltei a fazer gols no Carioca. Minha cabeça está boa. . Tenho certeza que as bolas vão voltar a entrar e a gente vai conseguir as vitórias”, afirmou.
A primeira partida de Elkeson como atacante titular do Botafogo foi na vitória de 3 a 0 sobre o Bahia, dia da apresentação de Seedorf. Na ocasião, ele fez um lindo gol de perna esquerda e recebeu aplausos, de pé, do holandês.
A intimidade com o camisa 10 só cresceu, assim como a cobrança. No clássico contra o Flamengo, no domingo, Elkeson e Seedorf chegaram a discutir rispidamente antes de uma cobrança de falta. Segundo o atacante, tudo não passou de uma conversa de jogo.
“Não foi discussão. Ele é um cara que eu admiro e depois do jogo a gente conversou e não teve nada demais não”, contou.

Elkeson minimiza discussão com Seedorf no clássico

Rio -  Uma cena no clássico entre Botafogo e Flamengo chamou a atenção da torcida. Antes de uma cobrança de falta, o experiente Seedorf começou a discutir com Elkeson e gesticulou bastante enquanto ia para a área. Nesta terça-feira, o camisa 9 explicou o entrevero e afirmou que já está tudo bem.

"A gente conhece a característica do Amaral. Fui conversar com o Seedorf, pois achava que naquele momento seria a melhor opção (para bater a falta). Já vimos o Amaral fazer gols assim. Não foi nada de mais", disse Elkeson.

De quebra, o atacante ainda aproveitou para elogiar a liderança exercida por Seedorf no elenco alvinegro. "A gente sempre conversa antes dos jogos com o Seedorf. Ele apresenta uma coisa nova. Todo mundo o respeita muito. Tenho muita admiração por ele", completou.
Exame aponta lesão no tornozelo e Andrezinho para por três semanas
Rio -  O meia Andrezinho é mais um desfalque para o Botafogo. Exames realizados no tornozelo direito do jogador apontaram uma lesão ligamentar que vai obrigar o atleta a ficar fora da equipe por pelo menos três semanas.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Andrezinho é mais um problema para Oswaldo montar o time | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Andrezinho sofreu a lesão no clássico contra o Flamengo, no último domingo. Na ocasião, ele deixou o Engenhão de muletas. Ainda assim, o resultado do teste médico foi recebido com alívio pelo departamento médico, que temia uma fratura no local.

Com isso, o camisa 17 alvinegro se junta a outros quatro jogadores que não poderão enfrentar o São Paulo na quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Além dele, Fellype Gabriel, Lucas, Antônio Carlos e Rafael Marques já estão vetados da partida.

Torcida faz campanha para Botafogo escalar Túlio no time principal

Com a falta de atacantes, clube pode optar em escalar o veterano jogador, de 43 anos, contratado apenas para concluir o objetivo de marcar o milésimo gol, segundo suas contas

Rio -  Contratado apenas para uma passagem festiva com a realização de amistosos e a marcação do milésimo gol da carreira, segundo suas próprias contas, o atacante Túlio Maravilha pode surpreender e aparecer vestindo a camisa 7 do Botafogo em partidas oficiais do clube que lhe deu projeção no Campeonato Brasileiro.

Sem atacantes de expressão, o Botafogo vem penando com a falta de qualidade no setor. Em várias partidas mostra até bom poder de criação, mas falta alguém para colocar a bola para dentro do gol. Neste cenário, surge pressão externa para que o artilheiro, apresentado na manhã de segunda-feira , seja reincorporado ao elenco.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Túlio pode ser escalado no Brasileirão | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
No dia seguinte à apresentação, a torcida do Botafogo começou a agir por meio das redes sociais. Páginas ligadas ao clube recebem apelos dos torcedores e enquetes em sites esportivos apontam a maioria dos ‘comentaristas virtuais’ pedindo a presença do jogador no time principal.  A manifestação ocorre em função da situação preocupante do ataque do Botafogo.

Atualmente o único jogador da posição que não vem das categorias de base é Rafael Marques, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo na vitória de 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana , e não vem sendo utilizado. O técnico Oswaldo de Oliveira tem optado por escalar o meia Elkeson de forma isolada no setor, sem agradar.

No clássico de domingo passado contra o Flamengo , o Botafogo passou a maior parte do tempo sendo dominado e ficou os 90 minutos sem dar um único chute a gol. Oswaldo de Oliveira, entre amigos e colegas de comissão técnica, sempre se mostrou contrário a utilizar Túlio, que tem 43 anos, e por ora não considera a possibilidade. Sassá e Willian, da base, são as únicas opções após as saídas de Loco Abreu, Herrera, Alex e Caio.

Outra possibilidade tratada com bons olhos por Oswaldo é dar uma oportunidade ao jovem atacante uruguaio Matías Tellechea, que tem 19 anos e foi contratado para integrar as categorias de base. Adquirido junto ao Cerro Largo, do Uruguai, ele vem se destacando no time de juniores e chamou a atenção do treinador no treino contra os reservas na segunda-feira.
 

Maicosuel erra cavadinha e Udinese é eliminada da Liga dos Campeões

Itália -  O brasileiro Maicosuel virou vilão na Itália. O ex-meia do Botafogo errou uma cavadinha durante a disputa de pênaltis entre Udinese e Braga e viu sua equipe ser eliminada na fase classificatória da Liga dos Campeões, sem conseguir passar sequer para a fase de grupos do torneio, após perder por 5 a 4 nas penalidades máximas.
Foto: EFE
Maicosuel arriscou, mas não teve sucesso | Foto: EFE
O duelo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, mesmo placar da partida de ida, em Portugal. Armero, de cabeça, marcou para a Udinese, enquanto Rubén Micael deixou tudo igual para o Braga. Sem gols na prorrogação, o embate foi para os pênaltis.

As duas equipes mostraram boa pontaria e não desperdiçaram suas cobranças, até chegar a hora de Maicosuel. Terceiro na lista da Udinese, o brasileiro tentou surpreender com uma cavadinha, mas não conseguiu enganar o goleiro Beto, que defendeu com facilidade. Depois, o time português converteu todas as cobranças e garantiu a vaga. No fim da partida, os próprios jogadores do Braga foram consolar o atleta tupiniquim, que ficou sentado no gramado.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Udinese é eliminada ainda na fase classificatória da Liga dos Campeões. Na temporada passada, o time foi eliminado pelo Arsenal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário