quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tudo ou nada na sul-americana...

Confiante em classificação, Botafogo encara o Palmeiras pela Sul-Americana

POR Fabio Falcão Cazes
Rio -  Sem tempo para lamentar os vacilos que resultaram na derrota (3 a 2) para o Atlético-MG, domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, precisando tirar a vantagem de dois gols do Palmeiras para avançar à fase internacional da Copa Sul-Americana. Para complicar ainda mais a vida do técnico Oswaldo de Oliveira, Márcio Azevedo, Fellype Gabriel e Vitor Júnior estão vetados para a partida. Elkeson ainda é dúvida.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo aposta em Seedorf para bater o Palmeiras | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Derrotado por 2 a 0, semana passada, o Alvinegro só se classifica com uma vitória por três gols ou mais de diferença. Diante disso, Oswaldo pode fazer uma mudança drástica no esquema que tem utilizado desde o início desta temporada. No treino desta terça-feira, ele testou Brinner no lugar de Jadson e formou uma linha de três zagueiros, com Antônio Carlos no centro e Fábio Ferreira na esquerda.

“É uma alternativa para uma situação de jogo com uma grande chance de acontecer. Aumento a estatura do time e pode ser uma situação que nos beneficie”, explicou Oswaldo, sem confirmar se começará a partida com o esquema 3-5-2.

Como Amaral não foi inscrito na competição, Renato, recuperado de dores lombares, volta à equipe. O lugar de Elkeson, que pode ser poupado em razão do cansaço muscular, deverá ficar com Rafael Marques. No coletivo desta terça, o técnico avançou Lodeiro para formar dupla com o atacante.

Se a formação que treinou realmente for mantida, caberá a Seedorf e Andrezinho fazer a ligação entre meio-campo e ataque. Eles terão o suporte dos laterais Lucas e Lima, que está confirmado na vaga de Márcio Azevedo, vetado por sentir dores na região do nervo ciático e que refletem na coxa esquerda.

BARCOS MERECE ATENÇÃO

Além de liberar os laterais, a entrada de Brinner pode ser uma alternativa para tentar parar o atacante palmeirense Barcos. O argentino fez quatro gols nas duas vitórias do time paulista sobre o Botafogo este ano e sua presença em campo preocupa.

“Ele é grande, protege bem e é frio. Merece uma atenção especial. Está sempre no lugar certo”, disse Antônio Carlos.

Márcio Azevedo está fora do duelo contra o Palmeiras

Rio -  O lateral-esquerdo Márcio Azevedo está fora do confronto do Botafogo com o Palmeiras nesta quarta-feira, no Engenhão. O jogador sente dores na região do nervo ciático, foi vetado pelo departamento médico e não tem previsão para retornar à equipe.
Márcio Azevedo foi um dos destaques no clássico | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Márcio Azevedo vai desfalcar o Fogão por tempo indeterminado | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Com isso, Lima, que já substitiu Márcio Azevedo contra o Atlético-MG, deve ser mantido na posição. Por outro lado, o técnico Oswaldo de Oliveira ganha o reforço do volante Renato, que se recuperou de dores lombares e treinou normalmente nesta terça-feira.

Na atividade, Oswaldo comandou um trabalho tático no Engenhão. O desfalque ficou por conta do atacante Elkeson, que foi poupado por conta de dores musculares, mas está confirmado para enfrentar o Palmeiras.


Oswaldo admite preocupação com Lima: 'Precisa amadurecer'

Rio -  Um dos principais destaques do Botafogo na temporada, Márcio Azevedo não vai enfrentar o Palmeiras. O jogador sofre com dores na região do nervo ciático, em seu lugar, entra o lateral esquerdo, Lima, de apenas 20 anos. Na partida contra o Atlético-MG, o jovem jogador substituiu o titular, que deixou a partida lesionado, com muita pressão o substituto não rendeu o esperado.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Oswaldo tem problemas com a lesão de Márcio Azevedo | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Para a partida desta quarta-feira, Oswaldo que dar confiança  ao jogador para que ele consiga realizar uma boa partida, mas o treinador admite que o momento não era o melhor para que Lima tivesse as oportunidades.
''Espero que o Lima consiga se aproximar mais do que o Márcio tem feito. As características são parecidas, só precisa se adaptar melhor ao time. É necessário que ele amadureça mais para poder dar tranquilidade ao nosso sistema defensivo'', disse o treinador.
Alem de Lima, Lodeiro pode ter mais uma chance como titular. O uruguaio atuou desde o começo contra o Galo e recebeu elogios. O meia deve compor junto com o jovem lateral, o lado esquerdo alvinegro.
''Acho que o Lodeiro está indo bem. Entrou já no finzinho contra a Portuguesa e teve um rendimento razoável. Contra o Atlético, melhorou. Achei um pouco temeroso quando levou o cartão amarelo, até por isso o substituí antes do que tinha planejado. Acredito que ele estará melhor ainda, mais ambientado nesta partida.'', concluiu.
Para avançar na Sul-Americana, o Botafogo precisa vencer o Palmeiras por três gols de diferença, já que perdeu o jogo de ida por 2 a 0.


Com muitos desfalques, Oswaldo treina Botafogo no 3-5-2

Rio -  Com os desfalques de Márcio Azevedo, Vitor Júnior, Fellype Gabriel; lesionados e de Amaral; suspenso, Oswaldo de Oliveira está tendo dificuldades para definir o time do Botafogo que vai enfrentar o Palmeiras nesta quarta-feira pela Sulamericana. O comandante fez uma alteração no esquema tático no treinamento desta terça, Brinner foi escalado como titular, com isso Lodeiro foi escalado mais a frente.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo alterou formação do Alvinegro | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
''É  uma alternativa para uma situação de jogo com uma grande chance de acontecer. Aumento a estatura do time e pode ser uma situação que nos beneficie'', afirmou o treinador.
No entanto, não são apenas de desfalques que vive o Botafogo, Renato treinou normalmente e vai para a partida. O atacante Elkeson foi poupado da atividade por conta de dores nas costas, apesar disso Oswaldo não soube dizer se o camisa 9 estará em campo na quarta.
''O Elkeson é uma questão em andamento. Só amanhã terei uma resposta sobre as condições reais dele para o jogo'', disse.
Caso tenha condições de jogo, Elkeson tem chances de formar dupla de ataque com Rafael Marques, se isso acontecer, Lodeiro retorna ao banco de reservas. Com a equipe atuando desde o início do ano no sistema 4-2-3-1, a mudança para o 3-5-2 foi explicada por Oswaldo.
''É uma emergência para essa competição. Não podemos encarar como uma partida de três pontos. Temos que estar preparados. Se tivesse mais tempo faria isso com mais tranquilidade'', concluiu.


Discurso de união para corrigir a defesa do Botafogo

POR Fabio Falcão Cazes
Rio -  Antônio Carlos e Fábio Ferreira formam a dupla de zaga do Botafogo desde 2010 e nunca foram tão contestados como agora. Na derrota para o Atlético-MG, ambos tiveram fraca atuação e as falhas do setor impediram que o Alvinegro voltasse com pelo menos um ponto de Belo  Horizonte. O primeiro passo para que o mau momento seja superado já foi dado: Antônio reconheceu que a defesa tem deixado a desejar.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Jefferson aposta em conversa para corrigir os problemas alvinegros | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
“Quando o time leva gol, a culpa cai na defesa. Às vezes tem mesmo. O segundo que levamos acho que foi falha geral. O resto é mérito do adversário, que tem jogadores que desequilibram. Tiramos 50 bolas, mas uma vez acontece de o cara passar. Não adianta falar, nossa resposta tem que ser dentro do campo. Podemos melhorar, temos que achar os motivos. A defesa já está jogando junta há algum tempo e nunca passamos por isso”, disse o camisa 3, que no lance do segundo gol atleticano não pulou para tentar cortar lançamento longo de Leonardo Silva, que encontrou Ronaldinho livre na ponta esquerda.

Em 18 partidas disputadas no Brasileirão, a defesa alvinegra sofreu 24 gols, o que dá média de 1,3 gol por jogo. Assim como Antônio Carlos, Jefferson admitiu os erros do sistema defensivo contra o Galo. No entanto, o capitão do time na partida ressaltou que eles têm que ser resolvidos por Oswaldo de Oliveira dentro do grupo.

“A gente sabe que estão acontecendo alguns detalhes ali atrás que a gente vai acertar internamente. Não cabe a nós jogadores virmos à imprensa para expor alguém. Isso é antidesportivo e não está no nosso caráter. Estamos juntos, quando ganhamos ou perdemos”, discursou o goleiro.

Oswaldo terá pouco tempo para corrigir as falhas da retaguarda. Nesta quarta-feira, o time volta a campo para o jogo de volta da Sul-Americana contra o Palmeiras. Como a equipe paulista derrotou o Alvinegro no jogo de ida por 2 a 0, o Botafogo precisa no mínimo devolver o placar para levar a decisão para a disputa de pênaltis. Se Jefferson for vazado, o Glorioso só se classificará se conseguir vencer por três gols de diferença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário