segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IG - Tudo sobre o jogo de ontem

Botafogo só empata com o Macaé e enfrenta o Flamengo na semifinal

Equipe de Joel Santana ficou no 1 a 1 e perdeu a liderança do grupo B da para o Flu, na última rodada

Gazeta | 13/02/2011 19:28 - Atualizada em 14/02/2011 04:53
Mesmo atuando no Engenhão, o Botafogo ficou no empate por 1 a 1 com o Macaé, neste domingo, e viu o Fluminense terminar na primeira colocação do grupo B da Taça Guanabara. Com o resultado, os comandados de Joel Santana terminaram em segundo e vão ter que encarar o Flamengo na semifinal da competição.

"316">
Veja gols do empate entre Botafogo e Macaé
O Botafogo foi melhor em boa parte da partida, mas sofreu o revés no primeiro tempo, com Robson. Empataram no início da etapa final, com Renato Cajá, mas não conseguiram virar o marcador e vão ter um clássico para poder chegar à decisão do primeiro turno.
O jogo
O Botafogo iniciou a partida buscando impor pressão sobre o Macaé. No entanto, os visitantes em nenhum momento recuaram e também tentavam o ataque. As duas equipes tocavam muito a bola, mas não conseguiam passar pela zaga adversária, fazendo com que a primeira boa chance acontecesse somente aos 14 minutos. Após cobrança de falta rápida, a bola chegou para o botafoguense Alex. O atacante girou sobre Ciro e finalizou perto do gol de Lugão.
O lance animou o Botafogo, que passou a chegar com mais facilidade ao gol do Macaé. Antes da parada técnica, os laterais direito Alessandro e esquerdo Márcio Azevedo tiveram chance de abrir o marcador no Engenhão. Em ambos os casos, a defesa do time da Região dos Lagos salvou.


O Macaé voltou a equilibrar as ações da partida após a parada técnica e passou a chegar perto do gol de Jéfferson. No entanto, os visitantes não assustaram o arqueiro alvinegro. O Botafogo só voltou a criar uma chance de gol aos 31 minutos quando Alex passou por um marcador e chutou forte, mas Lugão fez ótima defesa.
Quando o Botafogo voltava a dominar o jogo, o Macaé surpreendeu e abriu o placar aos 38 minutos. O atacante Luís Mário passou por Márcio Rosário e cruzou rasteiro para a área. Seu companheiro, Robson, se antecipou a João Felipe e finalizou sem chance para Jéfferson.

"316">
Veja lances da partida no Engenhão
Atrás no placar, o Botafogo foi com tudo nos minutos finais em busca do empate antes do intervalo. No entanto, na melhor chance alvinegra, Alessandro cabeceou uma bola com perigo, mas que passou ao lado trave de Lugão.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com outra postura e não demorou para igualar o placar. Logo com três minutos, Renato Cajá cobrou falta com categoria, sem chance para o goleiro. O empate animou os alvinegros, que seguiram pressionando o Macaé e quase viraram o placar três minutos depois. Caio, que havia entrado no intervalo, chutou. A bola desviou na zaga e quase entrou.
Após a pressão inicial, o Macaé conseguiu equilibrar um pouco as ações do jogo e chegar perto da área de Jefferson. No entanto, tanto o time da Região dos Lagos quanto o Botafogo não acertavam o gol adversário.
Nos minutos finais, o Botafogo buscou de todas as formas o gol da vitória, que evitaria o confronto contra o Flamengo nas semifinais da Taça Guanabara. Só que a equipe alvinegra desperdiçou as chances criadas e saiu de campo somente com a igualdade no placar.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 1 X 1 MACAÉ
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de fevereiro de 2011 (Domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Lilian Bruno (RJ) e Andréa de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Thiago e João Filipe (Botafogo); Ciro e Romário (Macaé)

GOLS: BOTAFOGO: Renato Cajá, aos 3min do segundo tempo
MACAÉ: Robson, aos 38min do primeiro tempo
BOTAFOGO: Jéfferson, Antônio Carlos, João Filipe e Márcio Rosário (Caio); Alessandro (Lucas), Arévalo (Éverton), Bruno Tiago, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Herrera e Alex
Técnico: Joel Santana
MACAÉ: Lugão, Marcos Tamandaré, Ciro, Eduardo Luiz e Bill; Gedeil, Osmar, Rincón (Romário) e Danilo; Luís Mário (André Gomes) e Robson (Hyantony)
Técnico: Marcelo Buarque

Após empate com o Macaé, Joel elogia partida do atacante Alex

Técnico do Botafogo exalta revelação do clube e deixa claro que atleta deve ir ganhando espaço aos poucos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 14/02/2011 14:40
Um dos responsáveis pelas melhores jogadas ofensivas do Botafogo no empate por 1 a 1 com o Macaé, o atacante Alex foi elogiado pelo técnico Joel Santana. Substituíndo o uruguaio Loco Abreu, a revelação das categorias de base do Botafogo, de apenas 20 anos, atuou pela primeira vez como titular da equipe de General Severiano.


Foto: AE Ampliar
Joel Santana conversa com Alex em treinamento
"Quero falar de quem esteve em campo. O Alex foi bem, foi muito bem no primeiro tempo, mas no segundo deu uma caída, não foi tão bem. Ele é um jogador para o futuro do Botafogo, uma revelação das categorias de base que tem uma identificação muito grande com o clube", elogiou Joel Santana.
Ainda sem ter anotado seu primeiro gol como profissional do Botafogo, Alex deve voltar ao banco de reservas na próxima partida do clube carioca, contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara. O jogo acontece no próximo domingo, às 16h, no estádio Engenhão.

Joel não se conforma em perder volante Bruno Thiago para a semi

Jogador recebeu o terceiro cartão amarelo, mas técnico preferiu criticar o árbitro Péricles Bassol

Gazeta | 14/02/2011 14:38
O volante Marcelo Mattos e o atacante Loco Abreu, que cumpriram suspensão na partida diante do Macaé, vão voltar ao time do Botafogo na partida deste domingo, contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara. Mas nem o retorno dos dois conseguiu diminuir a irritação do técnico Joel Santana, que não se conforma em perder o volante Bruno Thiago, que recebeu o terceiro cartão amarelo e não vai participar do jogo decisivo.
Joel fez muitas queixas sobre o comportamento do árbitro Péricles Bassol que, segundo o treinador, tolerou de forma demasiada a "cera" praticada pelos jogadores do Macaé, mas que foi muito rigoroso com o jogador do Botafogo.
O comandante, apesar de afirmar que só decidirá o time após os treinos da semana, já definiu que Somália será o substituto de Bruno no confronto contra o Flamengo. Marcelo Mattos deve voltar ao time no lugar do uruguaio Arévalo Rios, que ainda não caiu nas graças da torcida, enquanto o atacante Alex volta ao banco para o retorno do titular Loco Abreu, que deve voltar a formar dupla com o argentino Herrera.
O treinador alvinegro acredita que o Botafogo está preparado para enfrentar o Flamengo pela semifinal, embora tenha convicção de que o Boavista seria um adversário teoricamente mais fácil. "Nós vamos enfrentar o time da moda, com seu jogador muito importante (Ronaldinho Gaúcho). Conheço bem o Flamengo e tenho certeza de que vai ser um grande espetáculo", afirmou.
Os jogadores do Botafogo terão a segunda-feira de folga. Eles voltarão às atividades na manhã desta terça-feira, no CT João Saldanha, em General Severiano, quando Joel iniciará oficialmente a preparação para o jogo diante do Flamengo, que vai indicar um dos finalistas da Taça Guanabara.

Após empate, Joel Santana reclama de 'catimba' do Macaé e árbitro

Treinador questionou a arbitragem de Péricles Bassols, que teria permitido muitas faltas na partida

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 14/02/2011 07:30 - Atualizada às 11:25




"316">
Joel se irritou com o empate contra o Macaé
O técnico Joel Santana, do Botafogo, deixou os bordões e o habitual bom humor depois do empate por 1 a 1 de sua equipe com o Macaé, neste domingo, no estádio Engenhão. O resultado fez com que o Botafogo perdesse a liderança do grupo B para o Fluminense, mas além do placar, o motivo da irritação do treinador foi a suposta 'catimba' praticada pelos jogadores do Macaé.
"A gente tem que falar o que aconteceu. Os caras se jogaram no chão três vezes, saiam do campo, voltavam. Parecia uma pelada. Vocês tem os números todos para consultar, a verdade é que não teve jogo. Uma tempo de 45 minutos deve ter tido no máximo 25 de bola rolando. Neutralizaram tudo, se atirando o tempo todo no chão. Foi um jogo irritante", declarou o treinador.
Para Joel Santana, a arbitragem de Péricles Bassols também atrapalhou o andamento da partida. O comandante do Botafogo acredita que o juiz foi omisso com a violência do Macaé. Porém, o treinador preferiu não abusar nas reclamações, com medo de receber uma punição do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva).
"Não dá para ficar falando, porque amanhã eu tomo uma suspensão. O número quatro do time deles deu um 'cacetada' no Caio e nada foi marcado. Minutos depois, ele fez uma falta e o juiz marcou. Mas eu fui falar com ele e ele ficou me ameaçando, falando que ia me colocar para fora. Vocês viram. Assim fica difícil, é melhor eu chegar aqui e falar que o time jogou mal e acabou, todo mundo fica satisfeito", disse Joel Santana.
Segundo colocado do Grupo B, o Botafogo enfrenta o Flamengo, que terminou em primeiro na outra chave, na semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogo será disputado no domingo, às 16h, no estádio Engenhão.
Para Joel, duelo será de igual para igual. "Vamos jogar uma partida com um adversário igual a nós, que tem a mesma força, mas é o time da moda. Trouxe um jogador superimportante (Ronaldinho) e outro que admiro (Thiago Neves). Conheço a base da equipe e acho que vai ser uma grande partida. É bom que terá casa cheia e será grande espetáculo, o que valoriza todo mundo", afirmou o treinador.
Joel ainda deixou claro que aposta na vitória do Fluminense sobre o Boavista na outra semifinal da Taça Guanabara, em duelo que será disputado no sábado. "Tivemos um mau resultado e vamos pagar por isso. O alerta havia sido dado. Agora, vamos ter que ganhar dois clássicos (contra Flamengo e Fluminense). Poderíamos pegar um adversário, teoricamente, de menor estrutura", disse o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário