domingo, 6 de fevereiro de 2011

IG e O DIA - Jogo de Hoje; Joel lamenta poucos gols em bolas paradas...

Fluzão x Fogão: vitória serve para fugir do Flamengo

Além de garantir a ponta, quem vencer evita pegar time de Ronaldinho nas semifinais


Rio - Um já está classificado e o outro praticamente se garantiu nas semifinais da Taça Guanabara. Mas neste domingo, às 19h30, no Engenhão, Botafogo e Fluminense vão entrar em campo para disputar a primeira colocação do Grupo B. Afinal, com a eliminação precoce do Vasco, quem terminar na frente vai fugir do clássico contra o Flamengo na próxima fase.
O Botafogo vai entrar em campo precisando vencer para continua brigando pela ponta da tabela. Mas para isso terá que melhorar e muito em relação aos últimos jogos. Apesar da boa campanha na competição — em cinco jogos conquistou quatro vitórias e um empate —, o time ainda não convenceu na competição.
Para fazer as pazes com a torcida e com o bom futebol o técnico Joel Santana fará mudanças na equipe que empatou em 1 a 1 com o Bangu no meio da semana. O técnico só não confirmou ainda quem entra e quem sai.
"Eu treinei duas equipes e vou escolher até domingo a que eu vou começar o jogo. Não é uma partida qualquer, o Glorioso vai enfrentar o campeão brasileiro. Talvez seja o jogo mais importante do campeonato atual pela magia que envolve estes dois clubes", ressaltou Joel.
O dilema do treinador é se reforça o sistema defensivo com o volante Somália jogando pela ala esquerda e com Arévalo compondo o meio, ou se escala o lateral-esquerdo Márcio Azevedo deixando Somália no banco.
Nas Laranjeiras, Muricy Ramalho deixou claro que encara o clássico como um grande teste para o time, que estreia na Libertadores quarta-feira, contra o Argentino Juniors, também no Engenhão. Ele, no entanto, manteve o mistério ao falar sobre a escalação do time. Certo mesmo é que Fred, artilheiro da competição com oito gols em cinco jogos, estará em campo.
E o camisa 9 do Tricolor fez questão de elogiar o centroavante do adversário. “As duas defesas vão ter muito trabalho. Loco Abreu é um grande atacante e tem demonstrado a sua qualidade desde que chegou ao Brasil. Vou torcer para a nossa zaga estar bem e conseguir pará-lo, mas será complicado”, previu Fred.


GOLEIRO DIZ COMO PARAR O ARTILHEIRO

Nas três vezes em que Jefferson e Fred se confrontaram, cada um venceu uma partida. A outra terminou empatada.
“Contra o Fluminense o Botafogo sempre jogou bem. Espero fazer outra grande partida contra o Fluminense e sair de campo com um resultado positivo”, ressaltou o goleiro.
Neste domingo, Jefferson promete fazer de tudo para o artilheiro tricolor passar em branco. “Tem que diminuir o espaço. Se deixarmos, ele vai complicar. Quando ele tocar na bola tem que ter um jogador nosso em cima dele”, ensina o goleiro alvinegro.
Mas Jefferson aposta na dupla alvinegra para o Botafogo vencer. “O Fluminense a gente já conhece, tem muitos jogadores que podem resolver a partida, principalmente o Fred que está em boa fase. Temos que tomar cuidado com ele, que é diferenciado. Mas, também do nosso lado, temos jogadores que podem fazer a diferença como o Loco e o Herrera. Esperamos que nosso artilheiro brilhe neste domingo”.
Reportagem de Márcia Vieira e Ricardo Napolitano

Ao ser questionado se tinha medo do Fluminense, Joel foi direto ao ponto, mostrou a confiança se sempre e prometeu um time ofensivo os noventa minutos.

"Este talvez seja um dos jogos mais importantes do campeonato pela magia que vivem as duas equipes. É o campeão carioca contra o campeão brasileiro. Ao jogar com um time como esse e usar a palavra cautela, você já dá uma supremacia para o adversário. Parece que está com receio, e não é isso. O Glorioso vai jogar de igual para igual, então é ir pra dentro", afirmou Joel Santana
Colaborou Renan Rodrigues
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local: Engenhão (RJ)
Data: 6 de fevereiro de 2011, domingo
Horário: 19h30h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza e Conca; Araújo e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.
BOTAFOGO: Jefferson, Márcio Rosário, Antônio Carlos e João Filipe; Alessandro, Marcelo Mattos, Arévalo Ríos, Renato Cajá e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Joel Santana lamenta queda no número de gols em bolas paradas

Equipe não marcou nenhum gol em escanteios ou faltas neste ano. Joel ainda procura cobrador oficial

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 06/02/2011 08:30
Uma das jogadas mais efetivas do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca de 2010 não tem funcionado como o técnico Joel Santana gostaria nesta temporada. Com a saída do meia Lucio Flavio e do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, cobradores de faltas e escanteios na última temporada, Joel lamenta ter perdido uma de suas principais armas ofensivas.
"Vocês já perceberam que nós não estamos fazendo gols em escanteios e faltas como no ano passado. Não está no ponto que a gente quer, ainda não encontrei o jogador para fazer essa cobrança. A gente precisa encontrar o ponto da bola, era uma jogada muito forte que nós tínhamos e não estamos usando com eficiência nesta temporada", declarou o treinador do Botafogo.
No Campeonato Brasileiro, a jogada aérea continuou um dos principais trunfos do Botafogo. Dos 52 gols marcados pela equipe, 13 foram em jogadas aéreas. Neste ano, apenas um gol saiu desta maneira. Joel tem usado o meia Renato Cajá e os laterais Lucas e Márcio Azevedo na função de cobradores, mas o técnico reconhece que o pouco tempo para treinar também prejudica o fundamento.
"Nós praticamente só estamos descansando, não temos tido tempo para realizar coletivos, quanto mais para treinar esse tipo de jogada. Mas temos que encontrar algum jogador para realizar essa função", lamentou Joel Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário