Rio -  Com o fim do Brasileirão os clubes entram em fase de renovação. No Botafogo não é diferente, sendo que já há sinais de barcas que devem partir com jogadores que não acertaram na temporada 2012. O atacante Rafael Marques  é um exemplo certo de passageiro provavelmente na primeira dessas levas.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Rafael Marques chegou ao Botafogo por indicação de Oswaldo de Oliveira, mas não acertou | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Ele chegou ao clube para ocupar o espaço deixado por Loco Abreu e Herrera, mas não acertou. Atuações de baixo nível técnico o fizeram ficar marcado pela torcida, além de ter sofrido algumas lesões.  Rafael Marques chegou ao Botafogo por indicação do próprio técnico Oswaldo de Oliveira e acabou barrado por Elkeson, que atuou boa parte do brasileiro improvisado no ataque.

A situação de Rafael Marques é semelhante a do volante Amaral, que também está de partida do Alvinegro. A julgar pelas palavras de Oswaldo de Oliveira, a decisão de dispensa já está tomada. "Temos alguns casos, como o Vitor Junior, que depende da negociação com o Corinthians (clube que detém os direitos econômicos do jogador) e, portanto, precisam de avaliação. Definitivo mesmo, só os casos do Rafael e do Amaral", revelou o treinador.

Jefferson prega união do Glorioso e projeta sucesso em 2013

Rio -  O Botafogo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, no Engenhão, empate contra o Flamengo: 2 a 2. Um dos líderes do elenco, o goleiro Jefferson, que ficou no banco, pregou a união do Glorioso na temporada que se encerrou.
"Começamos juntos, terminaremos juntos, esse é o Botafogo. É a nossa nova cara, nossa nova identidade. Nossa equipe precisa se manter sempre fechada, independentemente do resultado final", declarou o goleiro ao término do jogo.

Jefferson agradeceu o apoio dos torcedores e projetou um 2013 mais positivo.

"Agradecemos aos torcedores por tudo que fizeram em 2012. Só lamentamos que nossos objetivos não tenham sido alcançados. Mas vamos entrar mais focados em 2013 para podermos conquistar títulos", concluiu.

Botafogo ainda negocia Elkeson com clube chinês

Forma de pagamento entre as partes acabou gerando o impasse nos últimos dias

Rio -  O Botafogo ainda negocia a venda de Elkeson para Guanghzou Evergrande, da China. Apesar de um desencontro entre as partes pela forma de pagamento dos R$ 16,5 milhões pelos direitos econômicos do jogador, a cúpula de futebol busca concretizar a transferência nos próximos dias.
Elkeson festeja gol sobre o Náutico e recebe o abraço dos companheiros | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Elkeson pode deixar o Botafogo | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia















A negociação era dada como certa na última semana. Porém, o Glorioso fez algumas exigências na forma de pagamento. Elkeson agradou bastante os dirigentes chineses que fazem questão de concluir o negócio. Um dos empresários envolvidos na negociação, Rodrigo Fonseca acredita no acordo entre as partes.

"Enquanto não estiver assinado e todas as parte tiverem dado o O.K., não podemos dar o negócio como certo. Todos sabem que existe o interesse, é uma proposta maravilhosa para o jogador. Não é só o lado financeiro. Claro que isso pesa, mas também há o lado esportivo, pois ele pode trabalhar com o Marcello Lippi, um grande treinador", declarou o agente, em entrevista à Rádio Brasil.

Elkeson foi liberado pela diretoria do Botafogo e não participou do empate com o Flamengo, no último sábado. O camisa 9 aguarda o fim da negociação. No Campeonato Brasileiro, o meia que, em alguns jogos fez a função de atacante, marcou 11 gols na competição.

"O Elkeson está com a cabeça tranquila, está de férias, mas esperando os próximos dois dias pela definição para poder curtir as férias. Ele se apresenta somente em janeiro do ano que vem, seja ao Botafogo ou a qualquer outro clube", concluiu.


Após empate, torcida volta a xingar Oswaldo

Rio -  Ainda não foi dessa vez que o Botafogo venceu o Flamengo em sua casa. Apesar de ter ficado duas vezes na frente do placar, o time do técnico Oswaldo de Oliveira cedeu o empate, frustrando a sua torcida que deixou o estádio mais uma vez xingando o treinador.
Apesar do clima amistoso no fim, chamou a atenção o fato de os jogadores terem se reunido no centro do gramado junto com a comissão técnica e deixado o campo sem dar entrevistas.

“Começamos juntos e vamos terminar juntos. Essa é a nova cara do Botafogo. Agradecemos à torcida pelo apoio. Não conseguimos chegar ao título, mas vamos entrar em 2013 bem mais focados para alcançar esse objetivo”.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Oswaldo foi xingado pelos torcedores | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Com o empate, o Botafogo se manteve na 6ª posição do Campeonato Brasileiro. O atacante Elkeson ainda não viajou para a China. Existem pendências para a conclusão de sua transferência para o Guanghzou Evergrande. Mas uma fonte ligada ao clube garante que o negócio ainda está de pé.