sábado, 30 de abril de 2016

Bota News de Sábado (30/04)

30/04/2016 16:29:56
Diogo ressalta evolução do Botafogo e vê equipe preparada para a decisão
Lateral diz que a equipe já superou a barreira da desconfiança no início do ano e confia na conquista do título Carioca
O DIA
Rio - Apesar da desconfiança no início da temporada por parte da torcida, o Botafogo vai disputar a final do Campeonato Carioca mais uma vez e começa a decisão no domingo, contra o Vasco, no Maracanã. Neste sábado, a equipe de Ricardo Gomes fez o último treino antes do primeiro jogo da final. 
Com tudo pronto para o confronto, o lateral-esquerdo Diogo fez questão de ressaltar a evolução da equipe alvinegra na temporada até aqui. Além disso, o jogador garantiu que todo o elenco está pronto e preparado para mostrar a sua força nos momentos decisivos e destacou o gostinho que é jogar uma final no Maracanã.
"A expectativa é muito boa. Tinha muita desconfiança em cima da nossa equipe, mas nós conseguimos chegar. Então estamos muito empolgados e confiantes que podemos conquistar o título. Ainda tem um gosto especial por ser no Maracanã. Acho que vai ser um grande espetáculo", afirmou Diego em entrevista ao site oficial do Botafogo.
Para confirmar o seu discurso otimista, Diogo relembrou a semifinal contra o Fluminense para destacar a força do entrosamento e da união do elenco do Botafogo no Carioca. Para o lateral, o Alvinegro tem capacidade de sobra para enfrentar o Vasco na final do Carioca e garantir o título.
"Mostramos no decorrer dos jogos a nossa evolução. Contra o Fluminense, provamos a força e o comprometimento do nosso time. Para final, com certeza estaremos bem montados para fazer um grande jogo e conquistar uma vantagem em busca do título", disse o lateral.


29/04/2016 23:35:06
Ricardo Gomes ansioso para a primeira final no Maracanã na função de técnico
Vitorioso no estádio como atleta, ele quer escrever nova página de sucesso e agora levar o Botafogo ao título do Cariocão
MARCELO BERTOLDO E RAFAEL PAIVA
Rio - Vitorioso como jogador no maior palco do futebol mundial, Ricardo Gomes agora tenta escrever uma página de sucesso como treinador no Maracanã. A decisão do Carioca, contra o Vasco, é a oportunidade perfeita de o comandante do Botafogo conquistar seu primeiro troféu naquele pedaço de terra e grama que tanto lhe traz boas recordações. Sempre comedido e até supersticioso, ele evita pensar na glória que lhe falta e se mostra misterioso para a primeira partida da final.
Seu perfil, por sinal, casa bem com o do Alvinegro. E, por isso, os resultados apareceram em cerca de nove meses de clube: título da Série B do Brasileiro e uma final de Carioca após um início com dificuldades, tendo que remontar a equipe. Mesmo assim, não quer os louros antecipados.
O importante, para ele, é que o Botafogo seja o grande agraciado com a sonhada conquista: “Rapaz, não quero saber do meu currículo, não, quero saber da vitória do Botafogo. Acho que disputei uma final de turno, agora sim uma final. Primeira vez, vamos ver. Como jogador, foi muito bom, espero que seja como treinador também.”
Sem proposta do Cruzeiro
O vínculo com o clube que o acolheu após o afastamento de quatro anos do futebol é como um casamento para Ricardo Gomes. Após a recuperação de um AVE (Acidente Vascular Encefálico), o treinador se reencontrou no esporte e não quer saber de um possível assédio do Cruzeiro.
“Não recebi nada e meu pensamento está no Botafogo. Vou ter um ano de 2016 todo alvinegro”, garantiu.
Para o clássico, Ricardo mantém o mistério e não entrega se vai escalar o meia Leandrinho ou o volante Fernandes. Airton é outro que pode reaparecer na equipe.
Pacotão de ingressos
O Botafogo não apenas confirmou o Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, como sua casa no segundo semestre, como anunciou pacotes de ingressos para os 19 jogos como mandante no Brasileiro. A novidade no programa de sócio-torcedor promete garantir uma importante receita. Os preços variam entre R$ 255 (arquibancada) e R$ 450 (área social).

Em entrevista coletiva, o presidente Carlos Eduardo Pereira revelou detalhes do projeto da ‘Arena Botafogo’, que terá capacidade máxima entre 17.500 a 19.500 pessoas. A instalação de arquibancadas tubulares, de refletores e as melhorias nos vestiários e no gramado começarão em breve. A ideia é usar a ‘nova casa’ a partir da sétima rodada do Brasileirão.

Chicão - artilheiro do Botafogo (1991)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Bota News de Sexta (29/04)

29/04/2016 19:40:05
Botafogo faz mistério e abre chance para o retorno de Airton neste domingo
'Ele está querendo', avisa o treinador Ricardo Gomes
O DIA
Rio - A rigor, o Botafogo tem apenas uma dúvida para o duelo com o Vasco, no primeiro jogo da final do Carioca, domingo, às 16h, no Maracanã. O técnico Ricardo Gomes faz mistério. Só vai divulgar o time minutos antes de a bola rolar. O Fogão pode ter uma "surpresa": Airton.
"Só domingo. Aí tem de esperar até o último minuto, sair a relação... Vou conversar de novo com o doutor Luiz Fernando Medeiros: 'Posso colocar o Airton?' Já falei com o Airton, ele está querendo. Vamos ver até amanhã (sábado)", declarou Ricardo Gomes, nesta sexta-feira.
Airton se recupera de uma lesão muscular. Havia a possibilidade de ele ficar fora da reta final do Carioca. Porém, mostrou evolução e pode ser a novidade do time na decisão com o Vasco.
O Botafogo não terá a dupla de zaga titular: Joel Carli vai cumprir suspensão e Emerson está lesionado. O provável time do Fogão é o seguinte: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Fernandes (Leandrinho ou Airton) e Gegê; Salgueiro e Ribamar.



29/04/2016 17:13:54
Botafogo anuncia Luso-Brasileiro como sua casa para o Campeonato Brasileiro
Presidente alvinegro confirmou acordo com a Portuguesa
O DIA
Rio - Sem o Estádio Nilton Santos - que está entregue aos Jogos Olímpicos, o Botafogo encontrou sua casa para a disputa do Campeonato Brasileiro. O presidente Carlos Eduardo Pereira anunciou, nesta sexta-feira, o acordo com a Portuguesa, para que o Estádio Luso-Brasileiro se torne a "Arena Botafogo". Em coletiva de imprensa, o dirigente alvinegro comemorou a definição.
"É com enorme prazer que anuncio este acordo. Não se trata de uma simples locação de espaço. É um esforço conjunto para viabilizar o local de jogo de duas grandes competições: Série A e Série D, que será disputada pela Portuguesa", disse.
Carlos Eduardo Pereira afirmou o compromisso de proporcionar as mudanças necessárias e alcançáveis, para que as partidas aconteçam da melhor maneira possível.
"Nós estamos com um elenco de melhorias acertadas com a Portuguesa. Queremos oferecer melhores condições possíveis. A gente não vai chegar no padrão Fifa, mas tenho certeza de que todas as equipes serão muito bem recebidas lá", falou.
O presidente do Botafogo preferiu não prolongar o assunto sobre as novidades em General Severiano e manteve sigilo sobre os possíveis nomes que podem pintar no Botafogo.
"Contratações só vou manifestar quando tiver a coisa definida. Muitas especulações no mercado. Nosso foco todo está na final do Carioca", concluiu.

29/04/2016 16:11:06
Helton Leite comemora oportunidade no Botafogo e destaca defesa salvadora
Jogador foi a opção de Ricardo Gomes para o gol alvinegro nas duas partidas da primeira fase da Copa do Brasil
O DIA
Rio - Ricardo Gomes tomou uma decisão arriscada para a primeira fase da Copa do Brasil. O técnico optou por poupar Jefferson, capitão da equipe alvinegra, para dar lugar a Helton Leite no gol das duas partidas contra o Coruripe. Se a escolha foi 'perigosa', o treinador mostrou confiança no seu reserva, que correspondeu à altura. No empate em 1 a 1, nesta quinta-feira, Helton fez defesas difíceis, inclusive aos 48 minutos do segundo tempo.
"Muita gente não percebeu, nem mesmo o árbitro, que resvalei naquela bola aos 48 minutos, que ainda tocou o pé da trave. Fui bem mais exigido nesse segundo jogo e, graças a Deus, pude ajudar quando o time precisou de mim. Não fizemos uma boa partida, mas o que conta é a classificação", analisou o goleiro, que lamentou não ter defendido o pênalti que deu o gol ao Coruripe.
"Eu esperei a decisão do cobrador até o último instante, olhando nos olhos dele, mas ele acabou conseguindo virar o pé e puxar um pouco a bola. Ainda toquei nela, mas não deu. Faz parte. Mas, como disse, o importante é que avançamos. Agora, o foco de todos já está voltado para a decisão do Carioca. E vamos com tudo em busca desse título."
Classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, o Botafogo encara o Juazeirense no próximo compromisso nacional. O confronto ainda não tem data definida. Antes disso, o Alvinegro encara o Vasco pela final do Campeonato Carioca. O primeiro jogo será neste domingo, às 16h, no Maracanã.

29/04/2016 12:34:59
Ricardo Gomes justifica empate do Bota com expectativa para a final do Carioca
Treinador alvinegro destacou que ansiedade para a decisão deixou seus jogadores 'desligados' no empate com o Coruripe
O DIA
Rio - Apesar da difícil partida, o Botafogo cumpriu seu objetivo de avançar para a próxima fase da Copa do Brasil. Os alvinegros ficaram com um empate, por 1 a 1, com o Coruripe - resultado suficiente, levando em consideração a vitória por 1 a 0, no primeiro jogo. O técnico Ricardo Gomes lembrou a importância da competição nacional, mas, admitiu que a ansiedade atrapalhou a equipe. 
"Tem a final, jogadores desligam mesmo, pensam no principal, que é contra o Vasco no Maracanã. Mas era tão importante esse jogo para nós. Isso é Copa do Brasil, eu adoro esse torneio, conheço bem. E não é fácil chegar lá em cima. Tem esses jogos "armadilha". Ficamos o primeiro tempo com dificuldades, não estávamos concentrados no jogo. Diferente do segundo, mas na expulsão do Bruno mudou de novo. Classificamos, mas é a úncia coisa para realçar", disse. 
O treinador aproveitou para afirmar que sua cabeça e seus planos estão em General Severiano - apesar do interesse do Cruzeiro em levar Ricardo Gomes para comandar a equipe mineira. 
"Minha cabeça é o Vasco domingo. Tem muita coisa para fazer no Botafogo ainda. Na minha cabeça, tenho um 2016 alvinegro. O Cruzeiro é um grande clube, tem vários grandes treinadores que estão aí", concluiu. 
O Botafogo agora se prepara para a primeira partida que define o campeão Carioca, neste domingo, contra o Vasco. O duelo será disputado no Maracanã, às 16h.

29/04/2016 00:22:03
Ricardo Gomes admite sufoco e destaca retorno de Sassá: 'Melhor notícia'
'Eu poderia estar aqui explicando o que não dá explicar', diz o técnico do Botafogo após a classificação na Copa do Brasil
O DIA
Rio - O Botafogo se livrou de um vexame. Ou, nas palavras de Ricardo Gomes, de "explicar o que não dá para explicar". O Fogão levou um susto contra o Coruripe, mas garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil com um empate por 1 a 1, nesta quinta-feira, no Los Larios (o jogo de ida foi 1 a 0 para o Glorioso).
"Não tem jeito. O Coruripe jogou bem e conseguiu, com a superioridade numérica, envolver nosso time. Eu poderia estar aqui explicando o que não dá para explicar. Jogo de copa é diferente. É um adversário de qualidade, mas sem uma grande estrutura. Falei sobre isso com os jogadores antes da partida. Passamos um sufoco", admitiu Ricardo Gomes.
A noite foi de susto e de retorno. Após seis meses parado, em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, Sassá voltou a jogar e foi o herói da classificação, com o gol de empate.
"Foi um jogador que nos ajudou muito no ano passado. Agora, com essa recuperação da lesão, ele foi muito bem preparado. Parabéns ao corpo médico do Botafogo. E temos agora o Sassá para o Carioca. Essa é a melhor notícia", declarou o técnico.
Classificado na Copa do Brasil - vai enfrentar o Juazeirense, da Bahia, na próxima fase -, o Fogão agora se concentra com todas as forças na final do Carioca. O primeiro jogo contra o Vasco é neste domingo, às 16h, no Maracanã.


28/04/2016 23:32:31 - Atualizada às 28/04/2016 23:58:58
Sassá supera 'longos seis meses' e volta com 'gol importante' para o Fogão
Atacante vive noite especial e garante classificação alvinegra
O DIA
Rio - O retorno foi especial. Sassá fez o gol da classificação do Botafogo para a próxima fase da Copa do Brasil - empate por 1 a 1 com o Coruripe. Uma recompensa após "longos seis meses", tempo da recuperação na cirurgia no joelho esquerdo.
"Não tem explicação o sentimento que estou sentindo. Tenho de agradecer ao pessoal da parte médica, física e fisioterapeutas que sempre estiveram comigo. Foram longos seis meses. Estou bem e hoje pude fazer um gol muito importante", declarou Sassá, apoiado por familiares e amigos no estádio.
Recuperado e com o faro de artilheiro em dia, Sassá é opção do Botafogo para a final do Carioca. Ele foi inscrito no lugar de Emerson, lesionado, e está à disposição de Ricardo Gomes para a decisão com o Vasco - o primeiro duelo é neste domingo, às 16h, no Maracanã.
"Fui pego de surpresa. Pensava que não podia mais inscrever ninguém. Estou muito feliz. Agora é trabalhar e fazer por onde", encerrou Sassá.



28/04/2016 23:22:18 - Atualizada às 28/04/2016 23:56:18
Botafogo leva susto, mas Sassá garante a classificação na Copa do Brasil
No retorno ao time, atacante salva a noite e evita um vexame
O DIA
Rio - O Botafogo levou um susto, mas se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Diante de um público de apenas 261 presentes e poupando o time titular para a final do Carioca - apenas Carli, da equipe principal, começou jogando -, o Fogão viu o Coruripe sair na frente, mas a estrela de Sassá brilhou. Foi dele o gol de empate: 1 a 1, nesta quinta-feira, no Los Larios. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o Glorioso avançou para enfrentar o Juazeirense, da Bahia (as datas ainda não foram divulgadas).
Ricardo Gomes já havia avisado: considera Sassá um "bom reforço". O atacante provou que pode ser útil. Ele mudou o panorama do jogo no segundo tempo. Foi recompensado com um gol de pênalti em seu retorno após seis meses parado. O atacante e o goleiro Helton Leite se salvaram em uma noite em que Botafogo quase pôs a perder a classificação.
Agora, o Botafogo pode pensar única e exclusivamente na final do Carioca, contra o Vasco. O primeiro duelo será neste domingo, às 16h, no Maracanã.
O jogo
O Botafogo não se encontrou no primeiro tempo. O Coruripe se aproveitou e colocou as asinhas de fora. Júnior Chicão parou em Helton Leite. O Fogão pouco criava e viu o rival dar o bote. Jean derrubou Ivan na área. Pênalti. João Paulo cobrou e fez 1 a 0: Helton Leite tocou na bola, mas não impediu o gol.
A situação alvinegra só não ficou pior graças a Helton Leite. João Paulo recebeu pela direita e bateu cruzado, mas o goleiro se esticou todo e salvou. A primeira e única chance do Botafogo aconteceu aos 47 minutos. Yaca Núñez achou Lizio na área. O chute saiu rente à trave direita.
O Botafogo voltou para o segundo com Sassá no lugar de Luis Henrique. Foi o retorno do atacante após seis meses parado, em função de uma cirurgia no joelho esquerdo. O Fogão melhorou e foi para cima. Sassá, na primeira chance, parou no goleiro Fernandes. Depois, em jogada aérea, cabeceou para fora - estava sem ângulo.
O gol de empate só poderia ser dele. Fernandes chutou a bola, que bateu na mão de Jair. Pênalti. Sassá chamou a responsabilidade, deslocou o goleiro e deixou tudo igual: 1 a 1. O Botafogo tranquilizou o jogo. Bruno Silva, que entrou na vaga de Lizio, foi expulso na reta final do duelo. O Coruripe buscou o gol da classificação e teve a chance, mas Roger, cara a cara com Helton Leite, emendou para fora. A torcida alvinegra pôde respirar mais tranquila. Classificação sofrida...
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1X1 CORURIPE
Estádio: Los Larios
Público e renda: 211 pagantes / 261 presentes / R$ 4.640,00
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Gols: João Paulo (Coruripe, aos 28' do 1ºT) e Sassá (Botafogo, aos 20' do 2ºT)
Cartão amarelo: Jean e Bruno Silva (Botafogo) e Mazinho, Ferreira e Tiago Lima (Coruripe)
Cartão vermelho: Bruno Silva (Botafogo)
BOTAFOGO: Helton Leite; Diego, Igor Rabello, Joel Carli e Jean; Dierson (Rodrigo Lindoso, aos 36' do 2ºT), Fernandes, Lizio (Bruno Silva, aos 14' do 2ºT) e Gervasio Núñez; Neilton e Luis Henrique (Sassá, no intervalo); Técnico: Ricardo Gomes.

CORURIPE: Ferreira; Renato (Sadrak, aos 30' do 2ºT), Thiago Papel, Willames José e Igor (Roger, aos 37' do 2ºT); Jair, Mazinho e Tiago Lima; João Paulo, Ivan (Candinho, aos 29' do 1ºT) e Júnior Chicão; Técnico: Jaelson Marcelino.

Botafogo 1 x 1 Coruripe - Melhores Momentos e Gols - Copa do Brasil 2016

Bau do Esporte - Botafogo Campeão da Copa Conmebol 1993

terça-feira, 26 de abril de 2016

Bota News de Terça (26/04)

26/04/2016 18:19:07 - Atualizada às 26/04/2016 19:12:18
De volta ao time titular, Renan Fonseca diz que não se acomodou no Botafogo
Defensor perdeu espaço para Carli e Emerson em 2016
O DIA
Rio - Com a lesão de Emerson e a expulsão de Carli é quase certo que Renan Fonseca será titular no primeiro jogo da decisão do Carioca. O defensor que foi um dos destaques da conquista da Série B no ano passado acabou indo para o banco de reservas esse ano. Ciente da responsabilidade que é atuar pelo Botafogo, o jogador afirmou que nunca se sentiu acomodado no elenco.
"A gente que sempre vive o futebol tem que provar sempre. Semana importante pela classificação e pelo jogo da Copa do Brasil. Jogar em clube grande é assim. Desconfiança sempre existiu e sempre vai existir, desde quando comecei a jogar. Cabe a nós preparar da melhor maneira, conseguir resultados para amenizar as dúvidas", afirmou.
Pelo segundo ano consecutivo, o Botafogo irá disputar uma decisão de Estadual contra o Vasco. Presente no ano passado, o defensor espera um desfecho diferente em 2016.
"Qualidade as equipes tem. Mas na final é diferente, temos que fazer algo a mais. Um título valoriza, deixa o nome no clube.", disse.
Antes de encarar o Vasco, o Botafogo tem um compromisso pela Copa do Brasil contra o Coruripe. Ricardo Gomes deve colocar uma equipe alternativa. Renan afirmou ainda não saber se estará ou não em campo.
"Não sei ainda, porque estamos em processo de recuperação do jogo de domingo, não sei quem vai jogar na quinta. Tem que aguardar amanhã, mas acredito que o Ricardo vai optar pelo que for melhor. Deixar ele tomar a decisão dele", concluiu.


26/04/2016 17:59:52
Emerson tem nova lesão na coxa e tem poucas chances de enfrentar o Vasco
Zagueiro sofreu contusão no primeiro tempo contra o Flu
O DIA
Rio - O Botafogo teve uma notícia não muito boa nesta terça-feira. O zagueiro Emerson, que retornou contra o Fluminense, após quatro jogos, mas deixou a partida antes do intervalo, sofreu uma nova lesão na coxa. O Glorioso não divulgou a gravidade da contusão, mas o jovem dificilmente deve ter condições de encarar o Vasco no domingo.
A primeira lesão do atleta foi justamente no clássico contra o Vasco, no fim de março pela Taça Guanabara. O jogador ficou de fora dos duelos contra o Flamengo, Volta Redonda, Boavista e Bangu. Emerson retornou na partida contra o Fluminense, mas acabou novamente lesionado. 
Caso Emerson não possa jogar, a zaga do Botafogo deverá ser formada por Emerson Silva e Renan Fonseca. O argentino Carli está fora do primeiro jogo da decisão porque foi expulso contra o Fluminense.


26/04/2016 17:22:12 - Atualizada às 26/04/2016 19:10:51
De olho no Coruripe, Ricardo Gomes esboça equipe alternativa em atividade
Botafogo tem confronto pela Copa do Brasil nesta quinta-feira
O DIA
Rio - Antes do primeiro jogo da decisão do Carioca, o Botafogo terá um desafio pela Copa do Brasil. Pensando no duelo contra o Coruripe pela competição nacional, Ricardo Gomes esboçou uma equipe alternativa no treino da equipe carioca, nesta segunda-feira, em General Severiano.
Ricardo Gomes realizou uma atividade de ataque contra defesa. Na formação ofensiva, o Glorioso foi escalado com: Diego, Jean, Dierson, Fernandes, Lizio, Yaca, Neilton e Luis Henrique. Na zaga, a tendência é que Emerson Silva seja titular ao lado de outro companheiro. Carli foi suspenso do primeiro jogo da final.
Botafogo e Coruripe, do Sergipe, se enfrentam nesta quinta-feira, no estádio de Los Larios, em Xerém. Para se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, o Glorioso pode até empatar, já que venceu o primeiro duelo por 1 a 0 em Sergipe.


26/04/2016 11:38:52
Botafogo colhe frutos e vive 'esperança de grandes dias' com a garotada
Jovens dão conta do recado e levam o time à final do Carioca
O DIA
Rio - Além de dar conta do recado, a garotada do Botafogo mostra que o futuro pode ser glorioso. A aposta em talentos como Emerson, Leandrinho e Ribamar, entre outros, tem dado certo. O atacante, por exemplo, foi o herói da classificação para a final do Carioca. Ricardo Gomes elogia os jovens e mostra otimismo.
"Ribamar foi importante, ele tem uma força que incomoda os zagueiros e tem uma mobilidade. O jogo aéreo não é o ponto forte dele, mas fez o gol dessa forma. Estamos trabalhando isso, e pelo visto ele assimila muito rapidamente. O interessante é que ele tem apenas 18 anos. Ele evoluiu muito desde janeiro. Isso nos dá esperança de grandes dias", analisou o técnico.
Outro garoto que pede passagem é Leandrinho, titular na semifinal contra o Fluminense: "Ele entrou muito bem nos três jogos que saiu do banco. Na semana anterior ao jogo do Boavista, ele teve uma semana muito boa. Merecia uma oportunidade. Ele se escalou. É um bom jogador. Apesar da pouca idade, é um cara que vê o jogo muito bem. E não jogou na posição dele. Ele jogou na direita, mas costuma jogar pela esquerda. Foi ele que buscou a posição. Eu estava apenas observando o trabalho dele desde janeiro. Ele estava pedindo passagem. Ele está querendo um lugar ao sol. Eu dei, e ele não deu para trás, não. Teve uma boa atuação", elogiou Ricardo Gomes.


25/04/2016 23:20:28
Vivendo um 'sonho', Ribamar quer título
Atacante foi decisivo na classificação alvinegra no Carioca
RAFAEL PAIVA
Rio - Se, há seis meses, alguém dissesse a Ribamar que ele decidiria, com gol, a classificação do Botafogo à final do Carioca, sua reação seria de espanto, surpresa. Mas a predileção de marcar contra o Fluminense o fez herói por ocasião. O jovem, de 18 anos, garante viver um sonho sem hora para acabar. Melhor ainda é saber que terá a oportunidade de jogar a decisão do Estadual contra o Vasco, no Maracanã. O palco maior do futebol já mexe com o imaginário do menino, criado com orgulho na comunidade Cidade de Deus.
“Tudo isso é um sonho. Sempre sonhei em jogar no profissional e marcar gols. Será incrível jogar no Maracanã, ainda mais numa final. Espero que corra tudo bem, e o Botafogo saia campeão”, declarou Ribamar, em êxtase. “Foi uma adrenalina muito alta. Fiquei muito emocionado. Foi difícil dormir, fui dormir muito tarde”.
Antes de vencer a zaga vascaína, Ribamar precisa derrotar a timidez. De poucas palavras, ele prefere se comunicar através da bola e cai nas graças do torcedor. A empolgação é tanta que tem alvinegro garantindo que seu nome é a junção do francês Ribery com o brasileiro Neymar. Brincadeiras à parte, ele comemora o reconhecimento.
“Ainda fico tímido. Quando me param na rua, pedem autografo, fotos. O lado bom é que meu trabalho está sendo reconhecido. Sou muito feliz por isso”, disse, satisfeito.
Antes do Vasco, porém, o Botafogo enfrenta o Coruripe, quinta-feira, em Xerém, pela Copa do Brasil. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Glorioso joga pelo empate, mas Ribamar quer mais: “Quero ajudar com gols”.
De volante para atacante
Volante voluntarioso na categoria sub-15, Ribamar mudou para o ataque e viu, de quebra, sua vida se modificar completamente. Após completar um treino dos profissionais, caiu nas graças de Ricardo Gomes e chegou ao time titular com méritos.
A mudança na vida de Ribamar se deu pelas mãos do técnico Maurício Ferreira, o primeiro a enxergar potencial no garoto. Ele, no entanto, não se esquece da sua polivalência e garante que o segredo foi atuar onde tivesse vaga, até deslanchar.

“Onde eu morava sempre joguei na frente. Desde a base sempre quis ajudar o Botafogo do jeito que podia. Quando aparecia oportunidade de jogar de volante, de meia... Eu fazia tudo que podia”, afirmou.

Final: Botafogo x Peñarol - Copa Conmebol 1993 pt.2 - Pênaltis (Narração...

Final: Botafogo 2x2 Peñarol, CONMEBOL '93 - pt.1 - NARRAÇÃO AO VIVO

domingo, 24 de abril de 2016

Fogão Na Final!!!!

24/04/2016 22:49:22
Ricardo Gomes elogia 1º tempo 'quase perfeito' e maturidade do Botafogo

Fogão está na final do Carioca e vai enfrentar o Vasco

O DIA
Rio - Sem alarde, o Botafogo não se incomodou com as críticas e vem respondendo em campo. O time começou o Carioca desacreditado. A melhor "resposta" é estar na final. Neste domingo, o Fogão dominou o Fluminense, em Volta Redonda, venceu e garantiu a classificação. Um triunfo que mostrou a capacidade e maturidade do elenco.
"Tivemos várias oportunidades no primeiro tempo, mas não conseguimos o gol. Dominamos, tivemos várias oportunidades, mandamos no jogo. O primeiro chute do Fluminense foi aos 30 do primeiro tempo. Fizemos um primeiro tempo quase perfeito. No segundo, o Levir mudou e equilibrou. Com a perda do Carli (expulso), sofremos um pouco, mais nas jogadas aéreas. Mesmo assim o time mostrou maturidade, mesmo sendo um time extremamente jovem. Por isso a vitória", analisou o técnico Ricardo Gomes.
Antes desacreditado, o Botafogo chega à final do Carioca - vai enfrentar o Vasco. Ricardo Gomes foca apenas no time e não pensa em dar uma resposta aos críticos.
"Não estou preocupado em responder a ninguém. Estou preocupado a cada dia em melhorar o time do Botafogo. Minha preocupação é essa. Se começamos desacreditados e hoje estamos na final, isso não é meu problema. Não é a primeira vez e não será a última. Temos de evoluir a cada dia", encerrou o técnico alvinegro.



/04/2016 21:35:02 - Atualizada às 24/04/2016 22:17:27
'Estamos mostrando que podemos ser campeões', destaca o goleiro Jefferson
Capitão do Botafogo lembra críticas no começo do Carioca
O DIA
Rio - O Botafogo começou o ano sob desconfiança, em reconstrução. Sem alarde, encarou as críticas e está perto de dar a resposta definitiva para quem não acreditava no potencial do time. O Fogão está na final do Campeonato Carioca - vai enfrentar o Vasco - e pronto para dar o bote.
"Tomamos paulada no início do campeonato e estamos mostrando que podemos ser campeões", avisa o goleiro Jefferson.
O capitão reforçou o discurso de que o Botafogo precisa de reforços - Anderson Aquino já treina com o elenco e a diretoria busca outra peça para o ataque -, mas enalteceu uma característica do elenco.
"Precisamos de algumas peças, mas o principal nosso grupo já tem, que é a união", acrescentou.



24/04/2016 21:22:26 - Atualizada às 24/04/2016 22:18:40
Ribamar confirma vocação de carrasco tricolor: 'Tenho sido feliz contra eles'

Atacante do Botafogo já tem três gols sobre o Fluminense

O DIA
Rio - A estrela de Ribamar brilha contra o Fluminense. O atacante do Botafogo confirmou a vocação para ser carrasco tricolor neste domingo, em Volta Redonda, ao fazer o gol da vitória. Ribamar tem três gols no Carioca, os três sobre o rival.
"As oportunidades têm aparecido contra o Fluminense. Tenho sido muito feliz contra eles", admite Ribamar.
O jovem atacante, de apenas 18 anos, destacou a postura do Botafogo no clássico. O Fogão dominou o rival, sobretudo no primeiro tempo, quando teve chance de liquidar o rival.
"O Fluminense tinha vantagem do empate. Nosso time foi para cima, buscando o gol. Pude fazer outro gol e ajudar a equipe a se classificar", avaliou Ribamar.
O Botafogo vai encarar o Vasco na final do Carioca, em repeteco da decisão do ano passado.



24/04/2016 21:01:02 - Atualizada às 24/04/2016 21:25:44
Botafogo domina o Fluminense, vence e se classifica para a decisão do Carioca

Estrela de Ribamar brilha novo em clássico com o rival

O DIA
Rio - É o Fluminense? Chama o Ribamar. A estrela do jovem atacante do Botafogo brilhou de novo. Foi dele o gol da vitória, neste domingo, no Raulino de Oliveira: 1 a 0. Foi o terceiro gol de Ribamar no Carioca. O terceiro sobre quem? Sobre o Tricolor... Que estrela! O Fogão está na final do Campeonato Carioca - vai disputar o título com o Vasco, em repeteco da decisão do ano passado.
O Botafogo foi superior e poderia ter decidido o clássico logo no primeiro tempo, mas pecou na pontaria. Porém, o Fogão tem Ribamar. O retrospecto contra o rival impressiona. A vaga na final é um prêmio ao trabalho de Ricardo Gomes. O Glorioso passou no teste de fogo e agora desafia o Vasco.
Embalado pelo título da Primeira Liga e com a vantagem do empate, o Fluminense decepcionou. O Tricolor buscou o jogo, mas errou passes em demasia e foi dominado. Como a segunda fase da Copa do Brasil ainda não tem data definida, o próximo compromisso marcado do Flu é pelo Brasileiro, no dia 14, contra o América-MG, no Independência.
Antes de começar a decidir o título carioca contra o Vasco, no próximo domingo, o Botafogo volta a campo pela Copa do Brasil. Na quinta-feira, às 21h45, recebe o Coruripe, no Los Larios. O Fogão venceu o jogo de ida por 1 a 0 e tem a vantagem do empate.
O jogo
O Fluminense ficou no lucro no primeiro tempo. Já o Botafogo perdeu a oportunidade de encaminhar a classificação. O Fogão teve logo três chances de marcar nos primeiros dez minutos. Salgueiro foi lançado nas costas da zaga e chutou, mas Diego Cavalieri espalmou. A defesa tricolor sofria. Foi a vez de Ribamar achar espaço e ficar cara a cara com Cavalieri. O goleiro salvou de novo. No rebote, Gum chegou antes de Salgueiro. A terceira oportunidade foi com Gegê. O chute do meia explodiu na trave.
O Fluminense não se achava em campo e errava passes em demasia. O Botafogo precisou fazer a primeira mudança aos 26 minutos. Emerson, que voltou a atuar após quatro jogos, sentiu a coxa direita de novo e deu lugar a Renan Fonseca. O Flu finalmente criou. Osvaldo ganhou pela esquerda e rolou para Gerson. O chute do meia, porém, foi torto, para fora.
Quem também errou o alvo foi Renan Fonseca. Após cobrança de escanteio, ele dominou a bola na altura da marca do pênalti, mas emendou para fora. Superior no primeiro tempo, o Botafogo pecou na finalização. A torcida tricolor ficou satisfeita com o fim da etapa inicial.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com Douglas no lugar de Gerson. Levir Culpi adiantou Cícero no meio-campo. O Tricolor ainda sofria. Em um raro momento em que conseguiu trocar passes, Fred recebeu na entrada da área, mas chutou para fora, sem perigo. O Botafogo continua superior e buscava dar o bote. Conseguiu. Em cobrança de escanteio, Ribamar ganhou pelo alto e fez 1 a 0. Foi o terceiro gol de Ribamar com a camisa do Botafogo. O terceiro sobre o Fluminense. Que estrela!
O Tricolor se viu obrigado a se lançar ao ataque. Em descida pela esquerda, Osvaldo superou a marcação e cruzou para Cícero. Ele não conseguiu chutar como gostaria e viu Fred ser abafado por Jefferson, na melhor chance do Flu. Levir colocou o time para o ataque. Magno Alves entrou no lugar de Pierre. Marcos Junior, herói do título da Primeira Liga, substituiu Osvaldo.
O contra-ataque era alvinegro. Em um deles, Salgueiro ficou cara a cara com Diego Cavalieri, mas chutou em cima do goleiro. O Fluminense partiu para cima e tentou pressionar o rival. Carli fez falta pela esquerda e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. O Tricolor partiu para o abafa, mas não obteve sucesso. O Botafogo está classificado para a final do Carioca.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0X1 BOTAFOGO
Estádio: Raulino de Oliveira
Público: 3.562 pagantes / 5.182 presentes 
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda
Gol: Ribamar (Botafogo, aos 18' do 2ºT)
Cartão amarelo: Jonathan, Gum, Pierre e Marcos Junior (Fluminense) e Salgueiro, Gegê e Bruno Silva (Botafogo)
Cartão vermelho: Carli (Botafogo)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre (Magno Alves, aos 27' do 2ºT), Cícero e Gerson (Douglas, no intervalo); Gustavo Scarpa, Osvaldo (Marcos Junior, aos 27' do 2ºT) e Fred; Técnico: Levir Culpi.

BOTAFOGO: Jefferson; Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson (Renan Fonseca, aos 26' do 1ºT) e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho (Fernandes, aos 29' do 2ºT); Salgueiro e Ribamar (Diego, aos 40' do 2ºT); Técnico: Ricardo Gomes.