sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bota News de Sexta (13/12)

Botafogo vai encarar 'rival sedento' e temida altitude na Copa Libertadores
Glorioso terá a missão de superar as dificuldades da altitude contra o Deportivo Quito, que busca volta por cima em 2014
ELISA SOUZA E RAFAEL ARANTES

Seedorf é a grande aposta do Botafogo pelo título inédito da Copa Libertadores da AméricFoto:  Márcio Mercante / Agência O Dia
Rio - A temporada de 2014 representa a promessa de volta por cima para o Deportivo Quito, adversário do Botafogo na primeira fase da Copa Libertadores. O Glorioso vai encontrar um rival que luta para superar a crise interna sofrida em 2013, curiosamente semelhante à do próprio clube carioca: problemas financeiros e atrasos salariais. Além disso, a altitude de 2.850m e o caldeirão que o Estádio Olímpico Atahualpa deve se transformar podem dificultar a vida do Alvinegro.
O duelo não será fácil. O Botafogo, que corre para anunciar um substituto para o técnico Oswaldo de Oliveira, terá pela frente um verdadeiro guerreiro. O Deportivo Quito já disputou a Libertadores sete vezes e, mesmo sem ter conquistado a taça, busca um ano de glória após toda a dificuldade vivida em 2013. Os 40.948 lugares do Olímpico Atahualpa devem ser ocupados por uma apaixonada torcida, que fará da primeira partida entre as equipes um verdadeiro inferno para o Alvinegro.
O maior percalço, no entanto, ficará por conta da altitude. O nível de 2.850m acima do mar promete dificultar ainda mais a situação do Glorioso. Considerada o maior medo dos brasileiros, a falta de oxigênio pode ser um fator determinante no primeiro jogo do confronto, no Equador. A segunda partida, no entanto, ainda não tem local definido, já que o Maracanã será poupado para a disputa da Copa do Mundo (o estádio receberá um menor número de partidas antes do Mundial) e o Engenhão ainda passa por reformas e não estará liberado para o confronto.
Do lado de cá, o Botafogo volta a sonhar com a conquista inédita da Copa Libertadores após 18 anos sem participar do torneio. Com apenas três participações no torneio até agora, o Alvinegro tentará pela quarta vez alcançar a taça da competição. Para isso, o craque Seedorf é a grande aposta do time de General Severiano. A vitória no duelo dará ao vencedor uma vaga no Grupo 2, que também conta com Unión Española, "Argentina 3" e Independiente del Valle.


Torcida do De
Histórico Alvinegro
O Botafogo disputará a Libertadores pela quarta vez. A melhor colocação do Glorioso aconteceu em 1963, quando o clube estreou na competição e foi até as semifinais, sendo eliminado pelo Santos. Em 1969, um infeliz contratempo deixou o Alvinegro fora do torneio. Mesmo vencendo a Taça Brasil do ano anterior, o atraso no fim da competição acabou deixando todos os representantes do país longe da Libertadores. Em 1973, o Botafogo fez sua segunda aparição no torneio, mas não obteve sucesso. Na fase semifinal, que contou com um regulamento diferenciado, o time não resistiu a Colo-Colo e Cerro Porteño e ficou fora da decisão.

Vinte e três anos depois, em 1996, o Alvinegro retornou. Desta vez, como campeão do Brasileiro, o time acabou não resistindo ao Grêmio e voltou para casa nas oitavas de final. Em 2014, o Glorioso quer escrever um novo capítulo de sua história e levantar, pela primeira vez, a taça da América.



Botafogo vai enfrentar o Deportivo Quito na primeira fase da Libertadores
Primeiro jogo será fora de casa e Alvinegro terá que lutar para conseguir liberação para decidir no Maracanã
O DIA
Paraguai - O Botafogo já sabe qual será seu desafio para chegar à fase de grupos da Libertadores. Com o sorteio dos confrontos iniciais e dos grupos da próxima edição do torneio realizada nesta noite, no Paraguai, o Glorioso conheceu seu adversário: O Deportivo Quito. O time carioca jogará a segunda partida do duelo em casa, mas terá que lutar pela liberação do Maracanã, já que o estádio receberá menos partidas até a realização da Copa do Mundo
A quarta posição no Campeonato Brasileiro deu ao Botafogo a oportunidade de retornar à Libertadores, no entanto, logo de cara, o time carioca irá se deparar com a temida altitude para garantir um lugar na segunda fase do torneio. As equipes que ainda não se classificaram também já estão com suas partidas sorteadas. Confira os jogos da primeira fase:
- Sporting Cristal x Atlético-PR
- Deportivo Quito x Botafogo
- Chile 3 x Guarani - PAR
- Caracas x Argentina 5
- Morelia x Santa Fé
- Oriente Petrolero x Nacional

Libertadores não afeta fair play financeiro do Botafogo
Mesmo com o time garantido no campeonato sul-americano, diretoria não vai mudar planos de austeridade. Eduardo Hungaro deve ser o técnico
FABIO FALCÃO CAZES
Rio - A confirmação do retorno do Botafogo à Libertadores depois de 17 não irá modificar os planos de austeridade da diretoria, preocupada em se enquadrar no ‘Fair Play Financeiro’. A primeira decisão seguindo esta nova filosofia deverá ser a promoção de Eduardo Hungaro ao cargo de treinador.
Na tarde desta quinta, rumores de que uma reunião com Tite estaria selando a contratação do atual campeão mundial esquentou os bastidores do Alvinegro. Mas não passou de boato. Valorizado, o ex-corintiano está perto de confirmar sua transferência para um time do exterior.
As conversas com Paulo Autuori também não evoluíram e o treinador campeão brasileiro de 1995 pelo clube deve fechar com o Grêmio.
Desta forma, a efetivação de Hungaro, opção sempre defendida por Maurício Assumpção, pode ser oficializada em breve. Além de ter raízes no clube, Duda, como é chamado pelos atletas, daria continuidade ao trabalho de Oswaldo de Oliveira por ter sido seu auxiliar durante um ano e meio.
A boa relação entre o comandante dos juniores e Seedorf é outro fator positivo. Ele conhece a postura do craque no dia a dia e não atrapalharia a maneira de o camisa 10 exercer sua liderança.
REFORÇOS PONTUAIS
Em razão da atual situação financeira, a prioridade da cúpula de futebol, visando a Libertadores, é manter o time que conquistou a vaga. Com as renovações de Edilson e Bolívar, resta apenas o acerto com Elias para que todo o time titular esteja com contrato em vigor no começo de 2014. Os reforços deverão ser pontuais e um deles será Jorge Wagner, meia que estava no futebol japonês.

Oswaldo lamenta saída do Botafogo: 'Eu acreditava na continuidade do trabalho'
Treinador pode ter seu futuro definido nesta semana; Santos é o provável destino
O dia
Oswaldo lamenta saída do Bota
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
Rio - Oswaldo de Oliveira também esteve presente no Footecom e não conseguiu fugir das perguntas sobre Botafogo e seu futuro no futebol. Após deixar o Alvinegro na segunda-feira, o técnico fez questão de lamentar sua saída, afirmando que acreditava na continuidade de seu trabalho. No entanto, o desejo de Oswaldo é pensar no futuro, que pode ser definido ainda esta semana.
"Lamento minha saída do Botafogo. Acredito na continuidade do trabalho, acho que nos daria condições de desenvolver um trabalho melhor, mas não foi possível. Gostaria de permanecer, mas já que foi assim, vamos seguir em frente", comentou o treinador, que admitiu a existência de uma conversa adiantada com o Santos.
"Agora estou procurando com outras possibilidades. Já tinha um contato anterior quando ficou claro que não iríamos continuar. Alguns clubes me procuraram, o Santos com mais veemência. Vejo com satisfação o interesse desse clube pelo qual passei duas vezes, uma como auxiliar e outra como técnico. Fico feliz por esses primeiros contatos. Ainda não tive contato com a diretoria. Acho que terei com o presidente nos próximos dias, vamos discutir e espero que dê certo e que eu volte a trabalhar no grande Santos", concluiu.

Bolívar renova para 2014, mas deseja ficar mais tempo no Botafogo
Zagueiro declarou que desejava contrato de dois anos, mas está feliz em permanecer no Glorioso
O DIA
Rio - Bolívar está certo no elenco do Glorioso por, pelo menos, mais um ano, prazo menor do que a vontade do zagueiro, que desejava que seu contrato se estendesse por mais duas temporadas. Inicialmente, o jogador chegou a recusar a proposta por Botafogo de renovação apenas para o ano que vem, mas acabou cedendo e está garantido no time de General Severiano.
Já com seu contrato firmado, Bolívar ainda afirma que gostaria de ficar por mais tempo no Glorioso, mas se declara satisfeito com os termos do campeonato.
"Estou muito feliz. Claro que meu objetivo era fazer um contrato de dois anos, mas o Botafogo conversou comigo. Resolvemos coisas, eles colocaram coisas a mais no contrato e esse contrato de um ano ficou bom. O pessoal do Botafogo também está feliz. Temos uma amizade grande com a direção do clube e isso fez com que o contrato fosse resolvido rapidamente", declarou ele, em entrevista concedida à Rádio Brasil.

O zagueiro aproveitou, ainda, para enaltecer o clube e declarar seu carinho ao time que defende.
"Todo mundo conhece meu carinho e minha paixão pelo Botafogo. Minha vontade era muito grande de permanecer no clube. Os últimos detahes foram acertados e eu fico mais um ano, graças a Deus", afirmou ele.
Depois de 18 anos, Botafogo retorna à Libertadores buscando conquista inédita
Melhor participação do Glorioso aconteceu em 1963 quando chegou até as semifinais da competição
PEDRO LOGATO
Rio - Foi um período muito grande de ausência, mas o Botafogo está de volta à Libertadores. A classificação foi sofrida. Depois de um excelente primeiro turno no Brasileiro, quando oscilou em primeiro e em segundo lugar, o Alvinegro saiu do G-4 na reta final da competição e só conseguiu recuperar a vaga na última rodada.
Porém, apesar de se garantir em quarto lugar a classificação não estava assegurada. Como a Ponte Preta disputava a final da Sul-Americana, os alvinegros só puderam comemorar a vaga, quando a equipe paulista perdeu para o Lanús, nesta quarta-feira. Em caso de vitória da Macaca, o G-4 passaria a ser G-3 e o Glorioso perderia o seu lugar na principal competição do continente.
Em 2014, o Botafogo vai disputar a Libertadores pela quarta vez na história. O Glorioso jogou a competição em 1963, 1973 e 1996. Ao todo, disputou 25 jogos: com 12 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com 44 gols marcados e 37 sofridos.

Botafogo está de volta à Libertadores
Histórico alvinegro na Libertadores
A participação do Botafogo em 2014 será a quarta do clube em Libertadores. A melhor colocação do Glorioso aconteceu em 1963, quando o Alvinegro jogou a competição pela primeira vez e acabou sendo semifinalista. Na ocasião, os representantes brasileiros foram: Santos, o campeão da Taça Brasil (Brasileiro da época) e da Libertadores do ano anterior e o Botafogo, vice-campeão da Taça Brasil. A competição ainda não tinha o status de hoje e apenas nove clubes participaram. Oito equipes foram divididas em três grupos, sendo dois com três times e um com apenas dois participantes. O Santos, atual campeão entrou diretamente nas semifinais. Apenas o campeão de cada grupo avançava na competição. Botafogo, Boca e Peñarol se classificaram para se juntar ao Santos na fase final. O Glorioso enfrentou o Peixe, nas semifinais, e acabou sendo eliminado. Boca e Peñarol fizeram a outra semifinal. No fim, a equipe de Pelé derrotou o time argentino e se sagrou bicampeão.

Botafogo de Didi, Garrincha e Nilton Santos chegou a semifinal da Libertadore
Em 1969, o clube de General Severiano deveria ter disputado a competição por ter vencido a Taça Brasil do ano anterior. Porém, naquele ano, a competição nacional terminou atrasada por problemas com o calendário da época e por conta disso, não houve representantes brasileiros na Libertadores daquele ano.
Em 1973, o Glorioso voltou disputar a competição. O Alvinegro foi o segundo colocado o Brasileiro do ano anterior e foi representante do país ao lado do Palmeiras, o campeão. O Glorioso entrou no mesmo grupo do Verdão, e da dupla uruguaia, formada por Peñarol e Nacional. O regulamento daquele ano previa que apenas o campeão da chave se classificaria para a fase semifinal, que desta vez, seria disputada por seis times, dividas em dois grupos. O Alvinegro conseguiu avançar. Porém, na fase semifinal, o Botafogo não resistiu a Colo-Colo e Cerro Porteño, terminando em último lugar na chave, sem conseguir uma vaga na decisão.
Vinte e três anos depois, o Alvinegro voltou a Libertadores, desta vez como campeão do Brasileiro. Ao lado dele, Grêmio, campeão da competição sul-americana em 1995, e Corinthians, vencedor da Copa do Brasil do mesmo ano, representaram o país.
Na primeira fase, o Botafogo não fez uma grande campanha, mas conseguiu a classificação como terceiro colocado do grupo 4. Além do Glorioso, passaram a Universidad de Chile e Corinthians. Nas oitavas de final, o adversário do clube carioca foi o Grêmio, que defendia o título da competição e que no final do ano seria campeão brasileiro. Após empatar no Rio de Janeiro por 1 a 1, o Alvinegro não resistiu e foi eliminado pelo Tricolor Gaúcho no Olímpico com uma derrota por 2 a 0.
Pré-Libertadores
De volta a competição, o Botafogo vai reencontrar uma Libertadores com mais prestígio e bem mais inchada do que era nas outras participações do clube. O Alvinegro inclusive vai jogar uma fase que não existia nas competições anteriores em que esteve presente.
Classificado como o quarto melhor clube do Brasileirão, o Glorioso terá que passar por uma eliminatória chamada Pré-Libertadores. Isto é, antes de chegar a fase de grupos da competição, que conta atualmente com 32 equipes, o Alvinegro terá que passar por um mata-mata contra algum representante sul-americano ainda não definido.
Porém, o caminho mais difícil já foi alcançado pelo Botafogo na temporada 2013. Para o ano que vem, os alvinegros estão muito confiantes que o clube irá conseguir levantar a taça mais cobiçada das Américas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário