domingo, 3 de novembro de 2013

Bota News de Domingo (03/11)

Fé no Profeta Elias para abrir vantagem

Fogão encara Goiás no Serra Dourada e confia na sede de gols do atacante

Fabio Falcão Cazes
Rio - Nada melhor do que contar com um reforço que aumenta a probabilidade de gols em um jogo decisivo. O Botafogo encara o Goiás, neste domingo, às 17h, no Serra Dourada, e aposta em Elias, que retorna após se recuperar de lesão na coxa esquerda. Quatro pontos à frente do adversário na tabela do Brasileiro, o Alvinegro dará passo gigantesco rumo à Libertadores do ano que vem se conseguir a vitória em Goiânia.
Elias está de volta ao Botafogo
Foto:  Divulgação
Nas quatro partidas que o atacante desfalcou o time, nenhum substituto conseguiu balançar a rede. Alex, Henrique, Sassá e Bruno Mendes ganharam oportunidades de Oswaldo de Oliveira, mas não corresponderam. Os quatro, por sinal, ainda não fizeram gols neste Campeonato Brasileiro.
A fase de Elias também não é das melhores — não marca desde 19 de setembro, quando fez dois gols na vitória sobre o Santos, pela 21ª rodada — mas sua média dá inveja a qualquer um dos seus concorrentes. Contratado após o término do Campeonato Carioca, ele guardou sete bolas em 18 jogos disputados com a camisa alvinegra.
Não é somente o maior faro de gol que o torna titular absoluto no ataque botafoguense. Forte fisicamente, ele se encaixa como uma luva no esquema tático utilizado por Oswaldo de Oliveira.
“O Elias é mais experiente, já tem bom entrosamento com os companheiros e consegue prender a bola lá na frente, sendo a nossa referência. Desta forma, a gente pode usar o Rafael com mais mobilidade nas ações ofensivas”, explicou o treinador.
Oswaldo espera Goiás focado
Depois da derrota do Goiás para o Flamengo, em casa, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, Oswaldo acredita que o Esmeraldino depositará suas fichas no Brasileiro e dará trabalho logo mais.
“Eu acho que eles devem voltar o foco um pouco mais para o Brasileiro. Temos que procurar manter o caminho de vitórias para ficarmos mais perto da nossa meta”, disse o comandante.
Tamanho do campo traz preocupação
Único campo com as dimensões máximas permitidas pela Fifa no Brasileirão, o Serra Dourada é motivo de preocupação para o Botafogo. Durante toda a semana, os jogadores citaram o tamanho do gramado — 110m x 75m — como um fator dificultador na busca pela vitória. Para Oswaldo de Oliveira, o Goiás acaba se beneficiando por não existirem mais campos deste tamanho no país.
“Acho que favorece o Goiás, pois eles estão acostumados a jogar mais repetidamente lá. Nós vamos ter que passar por uma fase de adaptação durante o jogo mesmo. Porém, como atuamos lá no ano passado, espero que não traga muitos problemas”, disse o técnico.

Oswaldo confia na participação da torcida alvinegra na reta final do Brasileiro

Fogão encara Goiás no Serra Dourada e confia na sede de gols do atacante

O Dia
Rio - Algumas vezes criticada pelos jogadores, a torcida alvinegra ainda tem a confiança de Oswaldo de Oliveira. Dono da melhor campanha entre os cariocas no Brasileiro, o Botafogo tem a pior média de torcedores dentre os clube da cidade. Apesar disso, o treinador ainda confia que o Glorioso poderá melhorar seu desempenho.
Torcida do Botafogo tem a pior média dos cariocas
Foto:  Márcio Mercante / Agência O Dia
"Ainda faltam sete jogos. Nossa média ainda pode superar os três. Estamos muito concentrados no que temos como objetivo. Tem outras coisas que envolvem e interferem nessa órbita. O mais importante é a firmeza do nosso objetivo", afirmou.
O Botafogo tem apenas a 12ª melhor média de público como mandante neste Brasileirão, com 12.131 pagantes.

Na véspera de encarar o Goiás, Oswaldo comanda treinamento de bolas paradas

Alvinegro vai enfrentar equipe goiana no Serra Dourada

O Dia
Rio - Na véspera de enfrentar o Goiás, no Serra Dourada, Oswaldo de Oliveira preferiu fugir do tradicional rachão e promoveu uma atividade técnica, neste sábado no campo anexo do Engenhão. O treinador decidiu priorizar as bolas paradas no treino do Alvinegro.
Oswaldo comandou atividade no campo anexo do Engenhão
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
O principal responsável pelas cobranças foi o holandês Clarence Seedorf. Além das cobranças de faltas, escanteios foram cobrados pelo jogador. Além dele, Edílson também participou da atividade como cobrador.
Para o confronto desde domingo, o Botafogo não vai poder contar com Dória, suspenso por ter levado três cartões amarelos, além do lateral-direito Lucas e o meio-campista Cidinho, que se recuperam de problemas físicos. O apoiador Renato é dúvida, mas de qualquer forma, caso esteja a disposição ficará no banco de reservas.
O time titular na atividade foi escalado com Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Fogão aposta na semana de treinos

Oswaldo confia no trabalho feito com o grupo alvinegro nos últimos dias para voltar do Serra Dourada com bom resultado diante do Goiás

Fabio Falcão Cazes
Rio - Há tempos Oswaldo de Oliveira não tinha uma semana como esta no Botafogo. Com calma para preparar o time para o confronto com o Goiás, domingo, no Serra Dourada, o treinador tem certeza de que colherá um bom resultado como consequência do trabalho.
Oswaldo espera evolução alvinegra
Foto:  Márcio Mercante / Agência O Dia
“Tem sido importantíssima esta semana, só que já estamos na reta final. Eu dou treino tendo que olhar o relógio para não forçar os jogadores. Fisiologicamente, sabemos que temos que preservá-los. No entanto, para recuperação e preparação, esta semana foi muito boa para nós. Procuramos aproveitar para corrigir justamente aquilo que achamos que não estava bom na equipe”, explicou.
Além do tempo para comandar uma sequência de treinamentos, Oswaldo pôde contar com todos os jogadores. O departamento médico vazio na reta final do Brasileiro é motivo de orgulho e felicidade no clube. Só Cidinho e Lucas, voltando de cirurgias, tiveram que ser poupados em uma ou outra atividade.
“Nosso departamento medico é muito competente, trabalha muito, 24 horas por dia, se precisar. Por isso, neste momento temos pouquíssimos casos de jogadores lesionados. Dos que vêm jogando, não tem nenhum caso”, comemorou o técnico.
Apostas nos contra-ataques
Três coletivos foram comandados por Oswaldo de Oliveira durante a semana livre para trabalhar. Um recorde nesta temporada. O técnico fez questão de simular situações de jogo, principalmente os contra-ataques. Ele espera que essa volte a ser a principal arma de seu time, como no início do Brasileirão.
A recuperação do volante Gabriel, que retornou na vitória sobre o Atlético-MG, facilita a transição da defesa para o ataque. O garoto é um exímio roubador de bolas e sai muito bem em velocidade. A volta do atacante Elias, recuperado de lesão na coxa esquerda, também ajuda, porque ele fica como referência na área adversária, pronto para finalizar as jogadas.
Gegê ganha vaga de Lodeiro
As boas atuações de Gegê resultaram na perda de espaço de Lodeiro. O uruguaio, que não vinha tendo boas atuações, foi para a reserva contra o Atlético-MG e amanhã, diante do Goiás, seguirá no banco.
Apesar de ter sido o responsável por tirar o camisa 14 da equipe, Oswaldo de Oliveira confia numa rápida recuperação do meia. “O Lodeiro está um pouco abatido, mas vem reagindo. Ele não é de se entregar e a gente percebe nele a vontade de vencer e recuperar seu espaço. Não acho que estivesse muito mal, acontece que o Gegê entrou muito bem”, explicou o treinador.
Lodeiro voltará a desfalcar o Botafogo nas partidas contra a Portuguesa e o Atlético-PR porque estará com a seleção uruguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário