quarta-feira, 24 de julho de 2013

Notícias do Bota nesta quarta (24/07)

Botafogo aposta na força da defesa para encarar o Figueirense

Basta apenas um empate ou vitória simples para o Fogão avançar na Copa do Brasil

Fabio Falcão Cazes
Florianópolis - Pela segunda vez na temporada, o destino do Botafogo está nas mãos de Jefferson. Assim como na final da Taça Rio, quando precisava apenas de um empate para conquistar o Carioca, basta ao Alvinegro não perder para o Figueirense, às 21h50, em Florianópolis, para avançar às oitavas da Copa do Brasil, competição na qual o time ainda não foi vazado. Se marcar e for derrotado por apenas um gol de diferença, o Glorioso também se classifica.
No primeiro teste de fogo do capitão, ele foi aprovado com louvor. E recebeu a ajuda de Rafael Marques lá na frente. O Botafogo não sofreu gols do Fluminense e o atacante garantiu a vitória e, de quebra, os títulos do turno e do Estadual, por antecipação.
Jefferson é o grande líder do Botafogo
Foto:  Divulgação
Não é somente Jefferson que enche o torcedor alvinegro de otimismo para o jogo de logo mais, no Orlando Scarpelli. Todo o setor defensivo tem garantido tranquilidade e uma média bem inferior a um gol sofrido por partida. Em 32, a bola só foi parar na rede botafoguense 17 vezes.
General da defesa, Bolívar faz questão de dividir os méritos com os companheiros dos outros setores.
“Quando você sofre poucos gols você tem que valorizar muito o sistema ofensivo. Esse é o pessoal que inicia a marcação lá na frente, eles dão o primeiro combate, a bola demora mais para chegar ao sistema defensivo. Atrás também estamos entrosados, dando conta do recado. A marcação que o Oswaldo tem pedido para a gente fazer tem dado certo”, analisou o zagueiro.
Se mantiver a escrita dos cinco jogos que disputou até agora na Copa do Brasil, o Botafogo sairá de campo sem levar gols e com a vaga na próxima fase assegurada.
Apesar da vantagem, o Alvinegro promete, mais uma vez, não modificar sua postura.
“Temos que enfrentar o Figueirense da mesma maneira que temos atuado, buscando o gol como visitante, que vale muito. Na maioria dos jogos em que atuamos fora, temos marcado gols. Não podemos ficar esperando e trazer o adversário para cima”, disse Bolívar.

Zagueiro Bolívar acredita que partida pode ser decidida nas bolas paradas

Alvinegro se prepara para enfrentar o Figueirense na quarta

O Dia
RIO - Depois do treino da manhã desta terça-feira, Bolívar falou sobre o planejamento estratégico do técnico Oswaldo de Oliveira, que vem trabalhando bastante as jogadas paradas perto de partidas importantes.
O zagueiro enalteceu as atividades do treinador e afirmou acreditar muito na tática, que o Botafogo vem desempenhando com muita destreza.
Zagueiro acredita que Botafogo pode resolver o jogo em bolas paradas
Foto:  Divulgação
"Acho que pode ser a grande arma. Defensivamente sofremos poucos gols, sofremos apenas um gol de bola parada, contra o Flamengo. Acho que não me lembro de ter tomado outro gol. A grande maioria das partidas são decididas assim. Às vezes está muito complicado e é por isso que ele treina essa situação antes dos jogos", afirmou ele.
O jogador Alvinegro também elogiou muito a defesa do time, que tem um dos menores índices de gols sofridos do Brasileirão. 
"Acho que quando você sofre poucos gols tem que valorizar o sistema ofensivo. Até porque eles iniciam a marcação, dão o primeiro combate, a bola demora mais tempo para chegar lá atrás. Claro que também estamos dando conta lá atrás. Acho que o Botafogo é a segunda menos vazada do Brasileiro, não é o nível das equipes que é baixa. Pegamos adversários bem complicados também", concluiu ele.

Mesmo com chuva, jogadores alvinegros mostram disposição em treino

Atletas se preparam parta partida contra o Figueirense pela Copa do Brasil

O Dia
Rio - Com muita vontade e chuva. Esse foi o panorama do treino do Botafogo na manhã desta terça-feira no Engenhão. Apesar do frio que fazia na capital carioca, os jogadores alvinegros não reclamaram e mostraram muita disposição em treino técnico realizado por Oswaldo de Oliveira.
O treinador focou na troca de passes em velocidade e as jogadas de bola parada. Seedorf e Lodeiro foram os responsáveis pelas cobranças de faltas para os companheiros. No fim da atividade, os atletas treinaram penalidades e foram bem sucedidos.
Enquanto os titulares realizavam os treinamentos de pênalti, do outro lado do gramado, os reservas fizeram uma atividade em campo reduzido. Elias, que marcou seu primeiro gol pelo Botafogo contra o Náutico, mas que está fora da Copa do Brasil por já ter atuado pelo Resende na competição, participou do treinamento.
Botafogo x Figueirense, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, acontece às 21h50, e será disputado no Orlando Scarpelli. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o Alvinegro joga por um empate ou por uma derrota por apenas um gol de diferença, marcando gols na casa do adversário.

Zaga do Botafogo espera continuar sem tomar gols na Copa do Brasil

Nas cinco partidas em que atuou pelo torneio, o time Alvinegro ainda não foi vazado

O Dia
Rio - O Botafogo vive uma ótima fase em relação ao seu sistema defensivo. A campanha na Copa do Brasil comprova a eficiência da zaga alvinegra. A equipe ainda não tomou nenhum gol na competição, tendo jogado cinco partidas. Os adversários foram Sobradinho-DF, CRB-AL e Figueirense.
"Eu joguei três jogos na Copa do Brasil. Não estamos levando gol, e isso é importante, ainda mais com um jogo dentro de casa e outro fora. Fico feliz por ter ajudado a não levar gol. Nesse campeonato é primordial. Se até o fim não levarmos gol, vai ser bom para nós", disse o zagueiro Dória.
Dória é um dos responsáveis pela boa fase da zaga alvinegra
Foto:  Divulgação
Mesmo com um ótimo retrospecto, a defesa do Botafogo já passou por algumas mudanças. O goleiro Jefferson foi convocado diversas vezes para a Seleção, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo foi vendido e o lateral-direito Lucas convive com a rotina de contusões. Dos defensores que começaram o ano atuando entre os titulares, apenas Bolívar ainda está presente na equipe. No momento, a zaga é composta por Gilberto, Dória, Bolívar e Júlio César.

Botafogo x Vitória, no próximo dia 1º, será realizado no Maracanã

Alvinegro negociou de forma avulsa a partida com Consórcio

O Dia
Rio - A partida entre Botafogo e Vitória será realizada no Maracanã. O Alvinegro ainda não acertou com o consórcio que administra o estádio, mas negociou, de forma avulsa, o jogo que acontece no próximo dia 1.
Maracanã será palco de Botafogo x Vitória
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
No entanto, o Botafogo segue negociando para fechar um contrato mais longo com o Maior do Mundo. A definição entre clube e consórcio deve acontecer em até duas semanas. Paralelamente a negociação com o Maracanã. o Alvinegro estuda mandar seus jogos no Mané Garrincha e em São Januário.

Presença do Papa não vai alterar planejamento do Botafogo

Elenco alvinegro se prepara para enfrentar Figueirense em Florianópolis

Rodrigo Stafford
Rio - A chegada do Papa Francisco ao Rio não vai alterar a programação nem a fé dos alvinegros. O time viaja nesta terça para Florianópolis, onde na quarta encara o Figueirense pela Copa do Brasil. Para conseguir a bênção da classificação, pode até empatar para ir às oitavas de final. [E, para isso, conta com a segurança de sua defesa.
Rafael Marques gostaria de ver o Papa
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
Acostumado a desempenhar o papel de salvador na zaga, Dória pode ser agora a tábua de salvação das finanças. O zagueiro, de 18 anos, está perto de deixar o clube, rumo ao futebol europeu. A multa rescisória é de R$ 38 milhões — o Botafogo detém 60% dos direitos do jogador.
Com o dinheiro, o clube pretende pagar os dois meses de salários atrasados do elenco. Dória diz que ainda não recebeu proposta oficial.
“Para mim, não chegou nada. Fiquei sabendo por vocês (da imprensa). Fico tranquilo e procuro só jogar futebol. Caso seja verdade, deixo para a minha família e empresário resolverem. O futebol da Europa tem os melhores jogadores, as melhores ligas. É claro que é o sonho de todo mundo jogar lá”, reconheceu.
Evangélico, Dória sonha alto: “Tenho sonhos sinistros (risos). Quero ser um dos melhores do futebol na minha posição, sempre estar em alto nível, jogar na Seleção e estar sempre bem no meu clube. Quero fazer história e ser diferenciado na minha posição”, afirmou o zagueiro, que teria propostas de Espanha, França e Itália.
SEMANA IMPORTANTE
Católico, Rafael Marques gostaria até de ter tempo para ver o Papa Francisco, mas disse que é hora de concentrar as forças numa semana importante.
Sobre o que pediria ao líder da Igreja Católica, o atacante foi muito claro: “Muita força e saúde. A minha reza é essa. Que Deus me dê força e me abençoe para que eu siga fazendo o que gosto, que é jogar futebol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário