segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Clássico empatado - O DIA

Em jogo disputado, Bota e Flu empatam em 1 a 1

Equipes protagonizaram partida de focos opostos, enquanto o Alvinegro buscava a troca de passes, o Tricolor apostava pela velocidade de seus jogadores

Rio -  No primeiro clássico carioca do ano, Botafogo e Fluminense se enfrentaram em partida rápida e disputada no Engenhão. Em jogo que as grandes apostas eram os jovens Bruno Mendes e Wellington Nem, foi o garoto tricolor que mais se destacou na disputa paralela. Autor do primeiro gol do jogo, o atacante do Flu foi um dos destaques do empate em 1 a 1, que teve como ponto forte a agilidade tricolor e a troca de passes alvinegra.

O primeiro lance de mais emoção do jogo ocorreu somente aos 14 minutos. Em jogada rápida do Fluminense, Wellington Nem foi lançado e tinha o caminho livre pela frente, até que Jefferson saiu da área e salvou o Botafogo ao tirar a bola do alcance do atacante. No lance seguinte, o Glorioso respondeu com um chute de longa distância de Bruno Mendes, que foi defendido pelo goleiro Diego Cavalieri.
Velocidade de Wellington Nem foi grande arma do Flu | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Velocidade de Wellington Nem foi a grande arma do Flu | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
A grande velocidade de alguns jogadores era o que mais se destacava na partida, que seguiu bastante disputada por todo o primeiro tempo. Aos 25, o atacante Wellington Nem voltou a aparecer ao receber no meio e arrancar para o ataque, deixando três adversários para trás, antes de tocar na direita, e ver sua bela jogada terminar sem grande perigo. Dois minutos depois, a chance tricolor ficou por conta de uma falta sofrida por Thiago Neves, próprio jogador a efetuar a cobrança e ver a bola passando bem perto da trave esquerda de Jefferson.

Enquanto o Flu seguia apostando nas jogadas de alta velocidade, o Botafogo optava pela troca de passes como fundamentação de suas jogadas de ataque. Tentando manter uma maior posse de bola na partida, a equipe de General Severiano tinha em Fellype Gabriel seu maior pensador no meio de campo, mas mesmo com os bons toques, o time de Oswaldo de Oliveira só conseguia chegar ao gol em chutes de longe, que não levavam muito perigo ao gol tricolor.

Mais perigoso durante a primeira etapa, o Fluminense comprovou o poder de sua alta velocidade aos 42 minutos do primeiro tempo, quando após incrível arrancada de Wellington Nem, o jogador tabelou com Bruno Vieira e mandou para o fundo do gol alvinegro e abriu o placar.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o ritmo pegado seguiu marcando presença em campo. Mas foi logo aos cinco minutos, que o Flu tentou ampliar o marcador. Após bola cruzada, Valencia desviou de letra, Jefferson soltou para o meio da área e depois voltou a tempo de espalmar o rebote, que acabou resultando em uma bicicleta, mas um impedimento já havia sido assinalado.

Pelo lado do Botafogo, o nome mais balado da equipe entrou em campo logo no início da segunda etapa. Seedorf entrou em campo aos sete minutos do segundo tempo, e logo viu sua equipe chegar com perigo. Após bola cruzada da direita, Bruno Mendes resvalou de leve na bola, que acabou indo para fora, boa chance desperdiçada pelo Glorioso.
Equipes fizeram jogo bastante disputado | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Equipes fizeram jogo bastante disputado | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Em busca do empate, o Botafogo continuou apostando na troca de passes como arma na segunda etapa, entretanto, com o time do Fluminense mais recuado, as jogadas do Alvinegro acabavam se concentrando pelo campo de ataque, mesmo sem conseguir concretizar os lances em gol. Fato oposto ao time tricolor, que aos 22 minutos voltou a utilizar a grande velocidade de Wellington Nem para levar perigo ao adversário. Após passe de Jean, Nem avançou com alta velocidade mas acabou sendo travado pelo goleiro alvinegro ao entrar na área.

Susto tricolor

Aos 24 minutos, Diego Cavalieri acabou gerando um leve susto no Engenhão. Após choque com o alvinegro Antônio Carlos, o goleiro do Fluminense desabou no gramado e seguiu intacto por alguns instantes. Após a entrada dos médicos tricolores, o jogador recebeu tratamento em campo e voltou normalmente ao jogo, realizando boa defesa no lance seguinte.

Mesmo recuperado, a Muralha tricolor não conseguiu evitar o empate do Botafogo. Aos 28 minutos, após sobra de jogada na linha de fundo, o craque Clarence Seedorf cruzou na medida para Bolívar cabecear para o fundo das redes, deixando tudo igual no marcador e fazendo seu segundo gol com a camisa do Botafogo.
Tumulto no gramado
Já aos 44 minutos do segundo tmepo, Seedorf e Valencia protagonizaram o início de  confusão em campo. Após falta cometida por Bruno Mendes no volante tricolor, o holandês acabou discutindo ríspidamente com o adversário, fato que acabou gerando certa aglomeração no gramado do Engenhão. Para amenizar o problema, o árbitro decidiu por punir os atletas com cartão amarelo.

Na parte final da partida, o ritmo de jogo acabou diminuindo, mas em alguns momentos as equipes ainda tentavam demonstrar esforço para alcançar a vantagem no marcador, mas o fato não foi concluído com êxito. Ao fim do jogo, o empate em 1 a 1 marcou a chegada do Botafogo aos cinco pontos, enquanto o Fluminense alcança seu sétimo ponto na Taça Guanabara.

'Saída de Andrezinho foi para evitar desgaste', diz Oswaldo

Rio -  A ideia de realizar um rodízio entre os jogadores alvinegros segue tomando conta da cabeça de Oswaldo de Oliveira. No último domingo, o treinador optou por sacar Andrezinho da equipe, para promover a entrada de Vitinho. Segundo o treinador, a opção pelo meio-campista foi devido à uma precaução, até pelo possível desgaste que o atleta poderia acabar sofrendo.

"O Andrezinho se movimentou muito, fez múltiplas funções ofensivas e defensivas. Naturalmente, depois do jogo de quinta-feira, sabia que ele teria uma queda, pois tinha jogado os 90 minutos do segundo tempo. A gente precisa saber jogar com esses valores. Estava esperando o momento certo para tirá-lo", declarou Oswaldo.

Sem Andrezinho o Botafogo conseguiu arrancar o empate com o Fluminense, mas o fato não deve afetar a escalação do jogador no próximo confronto alvinegro, contra o Audax. Outra novidade que pode marcar o próximo jogo do Glorioso é a entrada de Seedorf na equipe titular.

O confronto entre Botafogo e Audax será às 17h da próxima quarta-feira, em Moça Bonita.


Bolívar exalta atuação do Fogão no segundo tempo do clássico

Rio -  Autor do gol de empate do Botafogo no clássico contra o Fluminense, o zagueiro Bolívar admitiu a superioridade do adversário no primeiro tempo da partida, mas exaltou a atuação do Alvinegro durante a etapa final, além de confirmar um pouco de sorte para balançar a rede.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Bolívar já tem dois gols com a camisa do Botafogo | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
"Foi um jogo muito difícil. O Fluminense criou mais no primeiro tempo, mas conseguimos tomar conta da segunda etapa. Voltamos bem melhor e, graças a Deus, estive na hora e no lugar certo e consegui ajudar a equipe a alcançar o empate", disse Bolívar.

Recém-chegado ao Botafogo, Bolívar vem assegurando uma vaga cativa na equipe titular, mas admite que a briga por posições não é algo que complica o ambiente Alvinegro.

"Felizmente tenho relizado boas partidas e garantindo um lugar entre os titulares, mas tenho grande respeito pelos companheiros de posição, e nossa briga por uma vaga é muito saudável", acrescentou.

Após o empate com o Fluminense, o Botafogo chegou aos sete pontos na Taça Guanabara.

Oswaldo projeta melhora de Bruno Mendes

Treinador do Botafogo não recrimina o atacante pela má pontaria no jogo contra o Flu

Rio -  Após o empate com o Fluminense, o técnico Oswaldo de Oliveira foi questionado sobre a falta de gols dos jogadores ofensivos alvinegros na partida. A má pontaria chegou a ser comentada até mesmo por Seedorf, que criticou o fato. Entretanto, o comandante do Botafogo não recriminou o atacante Bruno Mendes pelo fato, e ainda ressaltou que o jogador irá crescer muito na temporada.
Renato vai ser poupado contra o Figueirense | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Oswaldo mantém paciência com Bruno Mendes | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
















"O Bruno está se recondicionando. Eu vejo ele hoje como chegou no ano passado, teve de se preparar. Ele ainda não está pronto no aspecto geral. Mas tenho certeza que ele daqui a pouco vai voltar a brilhar que nem no ano passado", declarou.

Nas três partidas do Carioca, o único jogador do setor ofensivo a marcar foi Andrezinho, que abriu o placar na estreia do Botafogo. Os outros três gols do Botafogo até agora foram de zagueiros, enquanto Antônio Carlos marcou uma vez, Bolívar é o artilheiro do time com dois gols.


Por precaução, Oswaldo ainda não confirma retorno de Lucas

Rio -  Para o clássico contra o Fluminense, o Botafogo vivia a expectativa de voltar a contar com dois de seus jogadores titulares da última temporada. O meio-campista Seedorf e o lateral Lucas começaram a partida no banco de reservas, e eram esperados em campo pelo menos por parte do jogo.

Entretanto, o técnico Oswaldo de Oliveira só promoveu a estreia de Seedorf na temporada. Enquanto o holandês entrou em campo aos oito minutos do segundo tempo, o jovem lateral acabou assistindo o jogo à beira do gramado, sem ter ganho sua primeira chance no Campeonato Carioca.
Foto: Divulgação
Lucas ainda não atuou em 2013 | Foto: Divulgação
Segundo o treinador do Botafogo, a opção por não promover a entrada de Lucas foi justamente em prol do atleta, que de acordo com Oswaldo, precisa de mais algum tempo para estar totalmente em condições de jogo.

"A minha intenção era, de acordo com o andamento da partida, utilizar o Lucas. Se a gente estivesse ganhando, ou empatando, colocariao Lucas, pois o Gilberto fez todos os jogos e veio de lesão na preparação. Mas, como é jovem e tem muita força, está resistindo bem, mas não está nas melhores condições e vai precisar dar um segurada para se preparar melhor", explicou o treinador.

Existe a possibilidade de que Lucas volte à equipe titular na próxima partida do Botafogo, mas o fato ainda não foi confirmado por Oswaldo de Oliveira, que ainda segue utilizando Gilberto na lateral. O próximo confronto do Glorioso será às 17h da próxima quarta-feira, contra o Audax.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário