terça-feira, 19 de abril de 2011

IG - Fahel entre os titulares; Abreu elogia Cidinho, mas pede meia com outra característica; Loco Auxiliar

Em treino fechado, Caio Júnior confirma Fahel entre os titulares

Jogador treinou entre os titulares e deve substituir Antônio Carlos na zaga. Time tem outras duas mudanças

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 19/04/2011 19:06
Foto: AE Ampliar
Fahel (à esq.) será titular contra o Avaí
Na véspera da partida contra o Avaí, pela Copa do Brasil, o técnico Caio Júnior utilizou um artifício pouco usado em seu começo de trabalho do Botafogo. O treino no CT do Figueirense foi fechado para a imprensa durante a maior parte do tempo, mas mesmo assim foi possível ver o volante Fahel entre os titulares, na vaga de Antônio Carlos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador confirmou a escalação de Fahel e elogiou o profissionalismo do volante, um dos mais perseguidos pela torcida.
Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

"Admiro muito o Fahel como pessoa e profissional. Não é fácil viver a situação dele, com o desgaste que há. É muito difícil permanecer muito tempo em um clube no futebol atual. Ele teve bons e maus momentos aqui, ficou rotulado, mas fico feliz pelo caráter e personalidade dele, sempre trabalhou muito. Conversei que ele seria preservado e voltaria quando o Botafogo precisasse, este pode ser o momento. Tenho certeza que vai fazer um grande jogo", disse o treinador.
Por ter empatado a primeira partida em 2 a 2, o Botafogo precisa vencer por um placar simples, ou empatar por mais de três gols. Para Caio Júnior, a equipe tem que pressionar o adversário, mesmo fora de casa, e não se intimidar pela vantagem do Avaí.
"É necessário ter personalidade. O time não pode ficar com medo de tomar gol, tem que saber como atacar. Contra o América, tivemos amplo domínio, entramos na área. Contra o Avaí, tivemos a bola, mas faltou a jogada final. Foram 23 cruzamentos, a maioria sem sucesso. Mostramos o erro para tirar o vício. Estou em um busca disso, mas não é fácil com a pressão por resultados e com a sequência de jogos", declarou Caio Júnior.
Além de Fahel, o Botafogo também terá outras duas mudanças em relação ao time que vencer o América no último domingo. O lateral-esquerdo Cortês entra na vaga de Guilherme, enquanto Marcelo Mattos volta ao time no lugar do volante Somália. O meia Cidinho, que estreou entre os titulares no último domingo, também deve seguir na equipe. "O mais difícil já foi feito que era lança-lo. Todo mundo sentiu que ele tem personalidade e talento. Vou continuar apostando nele", disse.
Botafogo e Avaí se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Avaí tem vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1. O vencedor desse confronto enfrenta São Paulo ou Goiás na próxima fase da competição.

Loco Abreu elogia Cidinho, mas pede meia com outra característica

Atacante acredita que Botafogo precisa de um jogador que toque a bola e arme as jogadas, como Gilberto

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 19/04/2011 12:36 

Foto: Renan Rodrigues
Cidinho estreou entre os titulares no último domingo
O técnico Caio Júnior segue na busca por meias que possam aumentar a qualidade do setor de armação do Botafogo. No último domingo, o jovem meia Cidinho, promovido das categorias de base, foi titular contra o América e teve boa atuação, sendo elogiado pelo treinador. Porém, para Loco Abreu, o Botafogo precisa de um jogador com uma característica diferente. O atacante acredita que o clube deva contratar um meia de toque de bola, como Gilberto, atualmente no Cruzeiro.
Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real
"A necessidade principal é de um meia criativo, que sabe a hora de atacar, de defender, de sofrer a falta. O Ricardinho é um jogador assim, o Gilberto também, de experiência, de assumir a responsabilidade do jogo, saber quando puxar o contra ataque, quando cadenciar. Que nosso time tenha uma referência para jogar nele. Com a saída do Renato Cajá, do Lúcio Flávio, ficamos sem esse jogador. Mas não adianta falar em nomes antes deles chegarem, temos que trabalhar com o que temos", declarou Loco Abreu.
Apesar de observar outra necessidade na equipe, Loco Abreu elogiou a estreia de Cidinho entre os titulares e as qualidades do jogador. "É um jogador que tem fome, igual o Cortês. Quem tem fome, sempre dá algo a mais, quer conquistar seu espaço. A qualidade que ele tem é muito importante para nós. Mas a gente está precisando de um jogador para armar, ele é um jogador de finalização, da jogada individual, de carregar a bola em direção ao gol", analisou o atacante uruguaio.
Ricardinho já foi sondado pelo Botafogo, mas a negociação não avançou. Gilberto, do Cruzeiro, e Andrezinho, do Inter, também interessam, mas só deverão ser liberados para negociar após a Copa Libertadores. A única contratação para o setor até agora é de Thiago Galhardo, do Bangu. O jogador deve ser apresentado na próxima sexta-feira.

Fora da fase final da Taça Rio, o Botafogo enfrenta o Avaí nesta quarta-feira, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis, pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o empate de 2 a 2 na primeira partida, o Avaí pode até empatar em 0 a 0 e 1 a 1 que garante a classificação para a próxima fase. Para o Botafogo, uma vitória simples ou empates por mais de três gols, garantem a vaga.

De 'falador' com Joel, Loco se torna 'auxiliar' de Caio Júnior

Opiniões sobre o time, que não era bem vistas pelo ex-treinador do Botafogo, são elogiadas por Caio Jr.

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | 19/04/2011 07:40
Foto: AE Ampliar
Loco Abreu conversa com o técnico do Botafogo
Em campo, o atacante uruguaio Loco Abreu fala, gesticula e orienta, passando instruções aos jogadores do Botafogo durante boa parte dos jogos. Ao final das partidas, costuma fazer análises sinceras sobre a atuação da equipe carioca. E justamente uma dessas análises gerou um desentendimento que marcou a polêmica relação entre o atacante e o ex-técnico do Botafogo, Joel Santana. Ao analisar a forma da equipe atuar contra o Duque de Caxias, na primeira partida do Campeonato Carioca deste ano, o jogador ouviu do ex-comandante que estava ‘falando demais’.
Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Porém, a mudança de treinador fez com que a característica opinativa do jogador, que em determinado momento foi taxada de negativa por Joel Santana, se transformasse em ponto positiva para o técnico Caio Júnior. Há pouco mais de três semanas no comando, o treinador já transformou Loco Abreu em uma espécie de auxiliar, ouvindo sugestões e ideias do jogador. Para Caio Júnior, o atacante tem a qualidade de observar e analisar muito bem as partidas e deve expor isso.

“Gosto de jogadores que deem opinião. Vejo que ele tem essa característica e é muito positiva. Mas é necessário que o jogador tenha argumentos. Não adianta ter estilo, personalidade e não ter argumentos. Vejo que ele tem, sabe observar a partida, quer ser treinador. Acho que é obrigação dos mais experientes se posicionar, não se omitir”, declarou Caio Júnior.

Curiosamente, Joel Santana também tinha um jogador com essas características. Mesmo quando não estava em campo, o meia Lúcio Flávio, atualmente no Atlas, do México, era chamado de ‘capitão’ por jogadores e integrantes da comissão técnica. O jogador procurava ajudar a equipe, orientando jogadores mais novos e passando informações sobre adversários para o ex-treinador.

Agora, quem exerce a função é Loco Abreu. Uma das demonstrações de que o uruguaio tem moral com o novo treinador, e a faixa de capitão, que passou do volante Marcelo Mattos para Loco. Segundo Caio Júnior, o jogador pode colaborar com pequenos detalhes que acabam sendo esquecidos pelo trabalho da comissão técnica. “Ele entende da função dele e da parte tática do time. O treinador tem que pensar em tanta coisa, e às vezes o jogador lembra algum detalhe que o técnico não viu. Está no campo, então ajuda bastante ter um jogador assim”, disse o treinador do Botafogo.

Nesta quarta-feira, além dos conselhos, Caio Júnior terá que contar com os gols do artilheiro do Botafogo na temporada. A equipe enfrenta o Avaí, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis, pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o empate de 2 a 2 na primeira partida, o Avaí pode até empatar em 0 a 0 e 1 a 1 que garante a classificação para a próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário