segunda-feira, 21 de maio de 2012

Volta Por Cima...


Herrera marca três, e Botafogo vira sobre o São Paulo no Engenhão

Argentino entrou no segundo tempo e mudou o rumo da partida. Time carioca vence por 4 a 2 e lidera a tabela na primeira rodada

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | - Atualizada às 20/05/2012 19:33:32
Um primeiro tempo para esquecer, e um segundo tempo memorável. Contando com uma atuação de gala do argentino Herrera, o Botafogo venceu o São Paulo por 4 a 2 neste domingo, no Engenhão, na estreia das equipes pelo Campeonato Brasileiro. Após estar atrás no placar por duas vezes, o time carioca conseguiu a virada com três gols do atacante, que entrou na segunda etapa.
Dominado pelo São Paulo na primeira metade da partida, o Botafogo foi para o vestiário atrás no placar, com uma atuação apática. Na segunda etapa, porém, mostrou um futebol muito mais vibrante, aproveitando também as seguidas falhas da defesa do time paulista. Além de Herrera, Vitor Júnior marcou para o time da casa. No São Paulo, Jadson e Luis Fabiano.

Acompanhe o Brasileirão em tempo real e com estatísticas no aplicativo iG Futebol
Com a vitória, o Botafogo lidera o Brasileirão na primeira rodada, por conta do saldo de gols. O São Paulo começa na 19ª posição. Na próxima rodada, o Botafogo visita o Coritiba no domingo, às 16h, no Couto Pereira. Já o São Paulo recebe o Bahia, no mesmo dia e horário, no Morumbi.
O Jogo
As duas equipes começaram a partida com uma marcação forte, tentando travar qualidades semelhantes: a velocidade das duas equipes. O Botafogo abafava a saída de bola do São Paulo, que tinha dificuldade para sair jogando com toques nos minutos iniciais. O escape dos times era o lado esquerdo. Márcio Azevedo, pelo time da casa, e Cortêz, pelo São Paulo, eram os jogadores com mais espaço na partida.

A primeira chance de perigo foi do São Paulo, aos sete minutos. Luis Fabiano fintou dois adversários, entrou trombando na área, mas foi travado na hora do chute, na frente do goleiro Jefferson. O Botafogo respondeu no lance seguinte. A zaga do São Paulo bateu cabeça, a bola sobrou para Vitor Júnior, que carregou, entrou na área e bate cruzado, fazendo a bola raspar a trave direita do goleiro Dênis.
São Paulo domina e marca
Após o susto, o São Paulo passou a dominar a partida. Acertando a marcação nos meias do Botafogo, o time paulista fechava bem os espaços, impedindo a infiltração do adversário pelo centro. Para melhorar, um toque de genialidade de Lucas colocou o tricolor paulista em vantagem. O meia avançou pela direita, pedala na frente de dois marcadores e cruzou para Jadson, que chutou de primeira, abrindo o placar no Engenhão.
Apesar de manter mais a pose de bola após sofrer o gol, o Botafogo pouco criava. Maicosuel, apagado, fazia poucas tabela. Apenas o lateral Márcio Azevedo tentava algumas jogadas individuais, mas sem sucesso. Nos contra-ataques, o São Paulo levava mais perigo, como em boa jogada de Cortêz, que tabelou com Jadson, entrou na área, mas chutou para fora, aos 26.
Apático, sem conseguir entrar com triangulações e tabelas, o Botafogo voltou a utilizar um artifício de longa data, as bolas alçadas na área para Loco Abreu. Foram 11 somente no primeiro tempo. Em uma delas, aos 39, Loco Abreu assustou com boa cabeçada. O São Paulo respondeu aos 45. Cícero colocou a bola na cabeça de Lucas, mas Jefferson fez bela defesa, evitando o segundo gol do São Paulo, no último lance do primeiro tempo.
Herrera entra com estrela
Na volta do intervalo, buscando dar mais movimentação ofensiva e vibração ao time, o técnico Oswaldo de Oliveira trocou o uruguaio Loco Abreu pelo argentino Herrera. E a mudança deu certo. Logo aos quatro minutos, Lucas recebeu passe na direita, levantou para a área e o atacante argentino subiu mais que a defesa do adversário para testar no canto esquerdo de Dênis, deixando tudo igual.
O gol deu confiança ao Botafogo, que ensaiou uma pressão ao time paulista nos minutos seguintes. Aos oito, Herrera soltou uma bomba, Dênis espalmou e Márcio Azevedo chutou sozinho, para nova bela defesa do goleiro são-paulino.
Entrou em cena, então, um duelo entre Luis Fabiano e Jefferson. Aos 10 minutos, após cobrança de falta de Jadson, o atacante cabeceou sozinho, mas o goleiro fez uma defesa espetacular, evitando o gol. Seis minutos depois, quem venceu a disputa foi o são-paulino. Jadson cruzou na segunda trave, a bola bateu em Brinner e acabou 'matando' o goleiro, que não evitou o gol.
Se na primeira etapa, a marcação eficiente foi um dos pontos fortes do São Paulo, na segunda etapa o time paulista passou a dar mais espaços. O Botafogo, por outro lado, que tinha dificuldades para criar, melhorou com a entrada de Herrera e o crescimento do meia Vitor Júnior na partida. E em mais um lance do argentino, o time carioca chegou ao empate. Após dividida na área, ele sofreu pisão de Paulo Miranda e o árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti. Na cobrança, o atacante cobrou no canto esquerdo de Dênis, empatando novamente partida.
Novamente o empate fiz o Botafogo melhorar na partida. E contando com um pouco de sorte, o time carioca passou a liderar o placar pela primeira vez no Engenhão. Em cobrança de falta de Vitor Júnior, a bola bateu em Cícero e enganou Dênis, deixando o Botafogo em vantagem aos 27 minutos.
O técnico Emerson Leão ainda tentou mudar o panorama da partida, trocando Jadson e Casemiro por Fernandinho e Maicon, respectivamente. Mas ao contrário da substituição do time carioca, a do tricolor deu errado. Maicon tentou sair driblando na defesa, Fellype Gabriel roubou a bola, que sobrou para Herrera. Sozinho, na área, o argentino encheu o pé para anotar seu terceiro gol na partida, anotando o quarto do Botafogo em uma vitória fantástica.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 4 X 2 SÃO PAULO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20/05/2012, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Josemmar Diniz Moutinho (PE)
Cartões amarelos: Paulo Miranda (SPO)
GOLS
Botafogo - Herrera, aos quatro, 23 e 32 minutos do segundo tempo; Vitor Júnior, aos 27 minutos do segundo tempo
São Paulo - Jadson, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Luis Fabiano, aos 16 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Jefferson; John Lennon, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vitor Júnior (Gabriel), Maicosuel e Fellype Gabriel (Lucas Zen); Loco Abreu (Herrera)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
SÃO PAULO: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Maicon), Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão

Fim do 'chuveirinho' e Herrera são chaves da virada do Botafogo

Equipe carioca parou de cruzar bolas na área quando o atacante argentino entrou, no segundo tempo

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro | - Atualizada às 20/05/2012 21:29:47
 
No primeiro tempo, com Loco Abreu como referência no ataque, o Botafogo tentou 21 cruzamentos para a área, com apenas dois acertos e 19 erros. Na segunda etapa, após a entrada de Herrera, o time passou a jogar pelo chão. Foram 12 bolas aéreas, com três cruzamentos certos e nove errados. Os números são do Footsats e estão disponíveis no aplicativo do iG Esporte para iPhone e iPad.

O que também fez a diferença na virada do time carioca foi a pontaria precisa de Herrera. O argentino finalizou cinco vezes, sendo quatro corretas e uma errada. Loco Abreu, que atuou nos primeiros 45 minutos, finalizou três vezes, sendo duas para fora e somente uma no alvo. Herrera também foi mais combativo, tentando um desarme errado e cometendo duas faltas, contra zero de Loco Abreu.
Veja mais: Oswaldo de Oliveira admite destempero e se desculpa por expulsão
Os erros do São Paulo, principalmente defensivos, também colaboraram para a virada. O time paulista perdeu 50 bolas, contra 33 do Botafogo. A pontaria de Lucas, que foi o jogador mais driblador na partida, com sete fintas corretas, também pesou. Apesar de criar chances, o meia finalizou apenas duas vezes, ambas para fora do gol.
Veja também: Herrera elogia esforço do Bota em virada: “Nunca desistimos”
Com a vitória, o Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro na primeira rodada, por conta do saldo de gols. O São Paulo começa o torneio na 19ª posição. Na próxima rodada, o Botafogo visita o Coritiba no domingo, às 16h, no Couto Pereira. Já o São Paulo recebe o Bahia, no mesmo dia e horário, no Morumbi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário